Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Flexível e eficiente: a solução de sensor para detecção de palete em linhas de transporte

2022-07-27


Flexibilidade máxima: o Detector de paletes da Pepperl+Fuchs

Sejam paletes Euro de madeira ou paletes especiais feitos de plástico, é necessário ter soluções flexíveis para detectar diferentes tipos de paletes nas linhas de transporte. Com base em um requisito do cliente, a Pepperl+Fuchs desenvolveu uma solução de sensor que agora está disponível para toda a tecnologia de transporte e setor de intralogística: O Detector de paletes consiste em um suporte de sensor específico para a aplicação que pode ser combinado com um sensor fotoelétrico ou ultrassônico, dependendo do tipo de palete. Ao contrário dos sistemas convencionais, o Detector de paletes não é montado na lateral, mas sim integrado à linha de transporte. Isso minimiza o esforço de instalação e, ao mesmo tempo, aumenta a segurança no trabalho.


Instalação simplificada com apenas dois componentes

As soluções convencionais para detecção de paletes exigem um grande número de componentes individuais: O sensor e o refletor são conectados a barras redondas salientes fora da linha de transporte usando os suportes apropriados. Por outro lado, o Detector de paletes da Pepperl+Fuchs oferece um conceito de instalação inteligente: Um suporte com um espelho integrado é instalado na barra transversal dentro da linha de transporte. A partir daí, o sensor conectado ao suporte detecta a presença, por exemplo, do pé do palete intermediário. Uma vez que essa solução de sensor é composta por apenas dois componentes, o esforço necessário para a instalação e o comissionamento é significativamente reduzido. Os custos de transporte e armazenamento também são reduzidos ao mínimo, o que resulta em processos logísticos otimizados do fabricante para o cliente final. Para tornar a instalação ainda mais conveniente, o sensor e o suporte de montagem também podem ser fornecidos pré-montados.

O Detector de paletes da Pepperl+Fuchs não só reduz os custos de logística e montagem, como também aumenta a segurança no trabalho: Como a solução de sensor é integrada à linha de transporte, não há barras redondas salientes que possam representar um risco de segurança para os funcionários no local, ao contrário do método de montagem convencional.



Integrado à linha de transporte, o Detector de paletes da Pepperl+Fuchs pode detectar os paletes transportados com segurança.

Solução modular para diferentes tipos de paletes

O conceito de montagem e a tecnologia de sensor são especialmente adaptados aos requisitos de detecção de paletes. O suporte do sensor com espelho integrado tem um ângulo de 45° para que a sujeira e a poeira simplesmente deslizem. Isso reduz os custos de manutenção, enquanto o design compacto possibilita a instalação com economia de espaço.

Além disso, a solução modular pode ser adaptada a diferentes tipos de palete. Para a detecção de paletes Euro, é utilizado um sensor fotoelétrico de modo difuso: devido à supressão do fundo, o sensor da série R20x distingue precisamente entre paletes e produtos transportados. Como o sensor é equipado com algoritmos específicos para a aplicação que distinguem poeira e sujeira de objetos, sua resistência à sujeira aumenta significativamente. Além disso, uma função de alarme integrada notifica antecipadamente assim que o espelho precisar ser limpo. Isso permite a manutenção preditiva e direcionada.

Para tipos especiais de palete cujos recursos não podem ser escalados pelo controlador lógico programável, uma versão ultrassônica está disponível: O sensor de modo difuso F77 detecta facilmente paletes plásticos brilhantes. Devido ao seu grande feixe de som, o sensor ultrassônico detecta facilmente paletes com orifícios ou entalhes maiores. A solução de sensor para detecção de paletes da Pepperl+Fuchs pode, portanto, ser adaptada a diversos requisitos na tecnologia de transporte.


Destaques do Detector de paletes

  • Combinação otimizada para a aplicação de sensor e montagem, perfeitamente adaptada à detecção de paletes
  • O conceito sofisticado de montagem com apenas dois componentes facilita a pré-montagem de linhas de transportes individuais
  • Extremamente resistente à sujeira graças ao design especial do suporte e ao algoritmo do sensor para distinguir entre sujeira e objetos
  • A instalação do sensor dentro da linha de transporte garante maior segurança durante a operação
  • Variante ultrassônica adicional para aplicações particularmente exigentes com tipos de paletes difíceis de detectar

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.