Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Sensor de visão para detectar ferramentas perfuradoras defeituosas em moldes de prensagem

O sensor de visão VOS2000 2-D garante a qualidade da peça

Aplicação

Ao estampar uma folha ou um material em branco, as ferramentas de perfuração podem sofrer avarias. Veja a Fig. 1. Geralmente, essas avarias são difíceis de detectar, pois a perfuração penetra o molde com bastante profundidade, sem uma visão clara, ou retrai imediatamente acima da placa separadora após o curso descendente. Verificar a peça acabada é o melhor método para garantir que uma ferramenta estruturalmente íntegra criou os orifícios pretendidos. Os sensores de visão fazem a distinção entre peças boas e ruins ao comparar a peça recém-estampada com uma imagem “mestre” armazenada. Veja a Fig. 2.


Fig. 1

Fig. 2

Objetivo

Para garantir que uma peça contendo vários orifícios de perfuração seja corretamente perfurada, variáveis como as dimensões de espaço em branco, o diâmetro do orifício de punção, os requisitos de precisão e a distância de detecção determinem a melhor solução de verificação.


Solução

Sensor de visão universal VOS 2-D
Sensor de visão universal VOS 2-D

O sensor de visão VOS2000 2-D da Pepperl+Fuchs com resolução de 1280 x 960 pixels e distância focal de 8 mm é a solução ideal para esse tipo de tarefa de inspeção. As ferramentas de visão combináveis do sensor permitem a detecção de recursos, a verificação de integridade, o ajuste de foco mecânico e a verificação da posição do objeto, os quais são essenciais à detecção de ferramentas de perfuração defeituosas. A iluminação de LED integrada do sensor de visão VOS2000 2-D é essencial à avaliação baseada em câmera e garante a verificação ideal de orifícios de perfuração sob as condições mais desafiadoras.


Características técnicas

  • Vasta gama de ferramentas de detecção para tarefas de inspeção flexíveis
  • Ferramentas de visão combináveis para detecção de recursos, verificação de integridade, leitura de código, reconhecimento de texto e verificação da posição do objeto
  • É possível salvar 32 trabalhos integrados
  • Iluminação integrada
  • O ajuste de foco mecânico permite que a câmera seja montada em várias posições
  • Fácil integração com saída de dados programável e flexível

Benefícios

Com o sensor de visão VOS2000 2-D, é possível detectar rapidamenteperfurações danificadas e interromper a prensa antes que peças estampadas incorretamente sejam misturadas com peças boas.


Visão geral

  • As ferramentas de visão combináveis permitem que várias tarefas de inspeção detectem ferramentas defeituosas
  • A alta resolução e a distância focal são ideais para inspecionar perfurações danificadas
  • A iluminação LED integrada garante a verificação ideal de orifícios de perfuração 

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

Proteção de matrizes, aumento do tempo de atividade e rastreamento de ativos – descubra nossas soluções para processos de forjamento de metais!

Sensores de visão universais VOS 2-D

Obtenha mais informações sobre os sensores de visão universais VOS 2-D, que combinam software sem licença e hardware modular.