Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Orientação precisa de veículos guiados automatizados

Scanner de área 2-D R2000 com visibilidade de 360 graus e alta taxa de varredura

Aplicação

Os veículos guiados automatizados (AGVs) estão cada vez mais assumindo a tarefa de transportar mercadorias na logística de produção e armazenamento. Para isso, diferentes tipos de veículos podem ser usados na mesma instalação. É feita uma distinção entre veículos guiados automatizados (AGVs) e robôs móveis autônomos (AMRs). Dependendo do tamanho e do tipo de aplicação, os veículos têm diferentes requisitos de tecnologia de sensor para orientação e navegação. Normalmente, as AGVs dirigem por rotas fixas sem desvios para entregar mercadorias rapidamente. Os AMRs oferecem maior flexibilidade, pois viajam usando rotas especificamente calculadas e evitam obstáculos.

Objetivo

Os AGVs devem navegar com precisão do ponto A até o ponto B. A tecnologia de sensor usada para isso deve ser capaz de fornecer imediatamente dados de orientação confiáveis ao sistema de controle do veículo enquanto o AGV estiver em movimento. Os sensores precisam mapear o ambiente e o destino com a precisão necessária e permitir que o sistema de controle reaja de forma dinâmica e apropriada a ambientes variáveis. Por exemplo, os objetos no percurso precisam ser detectados a tempo para que possam ser evitados. Além disso, sensores de diferentes veículos não devem interferir uns aos outros.

Quando uma navegação altamente precisa é necessária, refletores podem ser usados para auxiliar a orientação. Se os refletores não forem usados, a posição do AGV será determinada por meio da navegação de contorno.


Solução

A série R2000de sensores fotoelétricos utiliza a Pulse Ranging Technology (PRT) de alto desempenho. Esses scanners de área 2-D oferecem resultados de medição claros e altamente precisos a qualquer momento, determinando a posição exata com visibilidade abrangente de 360 graus e precisão milimétrica. A série inclui versões de dispositivos que alinham as medições com os refletores e versões que detectam contornos. Há também outra versão que inclui as duas opções. A faixa de detecção pode ser adaptada aos requisitos da respetiva classe do veículo.


Sensor 2-D LiDAR
Sensor 2-D LiDAR

Características técnicas

  • Visibilidade abrangente de 360 graus
  • Resolução angular de até 0,014 graus
  • Faixa de detecção para superfícies naturais de até 60 m,
    para refletores de até 200 m
  • Carimbo de data/hora nos dados de medição para facilitar a sincronização
  • Alta taxa de varredura de 50 Hz para aplicações de alta velocidade

Benefícios

Um carimbo de data/hora exatas nos dados de medição e um filtro de dados coletados permitem adaptar o dispositivo ao sistema de controle do veículo. As funções de configuração interativas simplificam o comissionamento. A resolução angular muito alta e o ponto de luz particularmente pequeno do sensor 2-D LiDAR garantem um valor de posição altamente preciso. O design compacto permite que o sensor seja facilmente integrado, até mesmo em veículos pequenos. A alta densidade de energia dos pulsos de laser e dos mecanismos de filtro inteligentes impedem que a medição seja distorcida pela luz ambiente e minimiza a possibilidade de interferência se houver vários AGVs ativos na mesma área.


Visão geral

  • Os dados de posição precisos ao milímetro permitem um controle rápido e preciso do AGV em aplicações dinâmicas
  • Um carimbo de data/hora exatas e um filtro dos dados coletados facilitam a integração no sistema de controle do veículo
  • Parametrização interativa para facilitar o comissionamento
  • O design compacto possibilita colocar o scanner de área em veículos pequenos e em espaços limitados

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

Sensores e soluções para AGVs

Veículos guiados automatizados se tornaram uma parte indispensável do moderno manuseio de materiais. Descubra nossos sensores e soluções para o manuseio de carga, navegação e orientação e percepção ambiental.