Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Sistema RFID HF oferece solução de identificação feita precisamente sob medida para robôs de transporte

Tecnologia RFID HF robusta e compacta para condições adversas

Aplicação

O transporte de materiais em centros de logística e na intralogística das empresas de fabricação está se tornando cada vez mais automatizado devido ao uso de veículos guiados automaticamente (AGV) e de robôs móveis autônomos (AMR). Os veículos também são chamados de robôs, ou "bots". Eles detectam os transportadores de carga, as mercadorias ou as ferramentas a serem transportados, usando a tecnologia de identificação automática. Sistemas RFID são frequentemente usados para essa finalidade. Essa tecnologia oferece uma ampla variedade de diferentes componentes e diferentes frequências de transmissão. Geralmente, o transporte automatizado é realizado em condições adversas, o que significa que a tecnologia de transporte e os seus componentes podem estar sujeitos a alta tensão térmica e mecânica.


Objetivo

Todos os detalhes do sistema RFID usado devem ser adequados à aplicação a que se destinam. O intervalo de detecção dos cabeçotes de leitura/gravação não deve ser muito grande nem muito pequeno. A transmissão de sinal deve funcionar de forma confiável, independentemente dos materiais ao redor. A integração mecânica das etiquetas e dos dispositivos deve ser a mais simples e compacta possível, porque, geralmente, há pouco espaço disponível dentro e em cima dos robôs. O sensor deve ser capaz de suportar tensões térmicas e mecânicas, e não poderá ser afetado por interferências eletromagnéticas. 


Solução

Cabeçote de leitura/gravação IQH1-F61-V1
Cabeçote de leitura/gravação IQH1-F61-V1

Na faixa de alta frequência (HF), o RFID oferece uma solução eficaz para a detecção de carga, especialmente em robôs menores. Um cabeçote de leitura/gravação compacto série F61 vem acoplado à parte superior do veículo. Ele detecta de forma confiável a etiqueta fixada na parte inferior do transportador de carga. O dispositivo tem um intervalo de detecção precisamente definido, que não ultrapassa 55 mm. Isso significa que apenas a etiqueta RFID do transportador de carga que estiver se aproximando será detectada, minimizando assim o risco de uma atribuição incorreta. O dispositivo é precisamente adaptado aos requisitos da aplicação.


Características técnicas

  • Distância de leitura/gravação: 0 mm … 55 mm
  • Frequência de operação: 13,56 MHz
  • Em conformidade com o ISO 15693
  • Design compacto (80 × 28 × 12 mm)
  • Design robusto
  • Gama de temperatura: -25 °C a +70 °C
  • Grau de proteção: IP67
  • Pode ser montado em metal

Benefícios

O cabeçote de leitura/gravação IQH1-F61-V1 é especialmente robusto e muito compacto. O dispositivo pode transmitir grandes quantidades de dados, mesmo quando o veículo estiver em alta velocidade. Ao contrário dos leitores de código óptico, a tecnologia RFID não é afetada por sujeira e danos. A ampla gama de temperatura significa que o dispositivo pode ser usado em câmaras frias e em ambientes quentes.


Visão geral

  • Sistema RFID para detecção direcionada e confiável, até mesmo em condições difíceis
  • Componentes robustos que toleram tensão térmica e mecânica
  • Transmissão de sinal que não exige uma linha de visão e que, portanto, não é afetada por sujeira ou danos à superfície
  • Design compacto para montagem em espaços apertados

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

Sensores e soluções para AGVs

Veículos guiados automatizados se tornaram uma parte indispensável do moderno manuseio de materiais. Descubra nossos sensores e soluções para o manuseio de carga, navegação e orientação e percepção ambiental.

Visite o RFID Hub

Visite nosso "RFID Hub" — uma página totalmente dedicada para esta tecnologia. Obtenha respostas para as perguntas mais frequentes e saiba mais sobre as aplicações típicas de RFID…