Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Acoplamento seguro de AGVs na estação de transferência com acoplador óptico de dados DAD15

Solução robusta e simples compatível com PL d

Aplicação

Na logística de produção e armazenamento, o transporte de mercadorias e peças vem sendo cada vez mais realizado por veículos guiados automaticamente (AGV) e por robôs móveis autônomos (AMR). Eles são carregados e descarregados automaticamente nas estações de transferência onde o veículo deve ter sido previamente acoplado. A única maneira de garantir uma transferência estável e segura do transportador de mercadorias é um processo de acoplamento adequado. Antes de transferir a carga, o veículo e a estação de carga verificam seus identificadores por meio de uma transmissão de sinal confiável.


Objetivo

Quando a carga está sendo transferida, o mecanismo de carregamento pode causar movimentos perigosos. As diretrizes de segurança funcional exigem a verificação de que o veículo esteja mesmo na posição correta na estação de encaixe. Para garantir a segurança dos operadores e a máxima disponibilidade ininterrupta da fábrica, é necessário o uso de um conceito de segurança de Categoria 3 para hardware com uma estrutura de dois canais. Além disso, os veículos individuais e as estações de acoplamento precisam ser identificados de forma confiável, e o sistema deve atender ao nível de desempenho d. 


Solução

Acoplador óptico de dados DAD15
Acoplador óptico de dados DAD15

Os acopladores ópticos de dados DAD15 são montados no veículo (emissor) e na estação (receptor), e conectados a um controlador seguro. Eles estabelecem um caminho de comunicação bidirecional entre os componentes, fornecem os dados de identificação e, após a finalização, confirmam que o processo de acoplamento foi executado corretamente. Os pulsos de luz modulados possibilitam a transferência de dados sem contato. A cobertura de diagnóstico necessária é obtida pelo monitoramento dos dados do sensor em ambos os lados de um controlador seguro, para verificação da plausibilidade ou comparação cruzada, e tempo de ciclo.


Características técnicas

  • Sensor por feixe com LED infravermelho
  • Interface: Paralelo de 8 bits, bidirecional
  • Tensão de operação: 10 V DC … 60 V DC
  • Invólucro compacto (76 x 53 mm)
  • Grau de proteção: IP67
  • Ângulo de abertura muito grande
  • Em cascata
  • Gama de temperatura: -20 °C a 60 °C

Benefícios

O DAD15 oferece um grande ângulo de abertura e uma interface de dados simples que permite a verificação relacionada à segurança, com facilidade. Essa solução oferece uma maneira fácil e econômica de posicionar e identificar os veículos na estação de acoplamento. O DAD15 também é caracterizado por um tempo de ciclo curto, o que significa que a função de segurança pode ser verificada muito rapidamente. O acoplador óptico de dados é uma alternativa robusta aos métodos de transmissão baseados em rádio. A implementação é simples, sem sobrecarga na transmissão.


Visão geral

  • Verificação confiável da posição correta
  • Comunicação bidirecional para identificação confiável do veículo e da estação
  • Posicionamento e identificação seguros, com pouco esforço e baixos custos
  • Alternativa robusta aos métodos de transmissão baseados em rádio, sem sobrecarga na transmissão

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

Sensores e soluções para AGVs

Veículos guiados automatizados se tornaram uma parte indispensável do moderno manuseio de materiais. Descubra nossos sensores e soluções para o manuseio de carga, navegação e orientação e percepção ambiental.