Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Proteção lateral confiável para transporte autônomo de tanques de grande porte com segurança USi

Exclusivo sistema de sensor ultrassônico atende às exigências de PL d

Aplicação

Na indústria química, tanques de até 20 metros podem ser movimentados pela área local com veículos guiados automaticamente (AGV) de mesmo tamanho. Além disso, as rotas são usadas por outros veículos e também por pessoas, a pé ou de bicicleta. O AGV é controlado por meio de uma conexão eletrônica com uma etiqueta de rastreio. No entanto, tanques longos exigem um raio correspondentemente grande ao fazer curvas e, especialmente nesses pontos, proteção contra colisão lateral. Os AGVs operam em áreas externas e são expostos às condições climáticas. 


Objetivo

No transporte autônomo, além da direção de deslocamento, as áreas laterais do veículo devem ser monitoradas para evitar qualquer colisão com pessoas e objetos, quando em curva. Um sistema de proteção automática a bordo do AGV deve detectar pessoas e objetos presentes na área ao redor das laterais do veículo. O veículo deve conseguir parar com segurança antes de uma colisão iminente. A tecnologia de sensor usada deve resistir às condições climáticas e funcionar de forma confiável em caso de sujeira, umidade, névoa e outras interferências. A proteção deve estar em conformidade com a norma ISO 13849-1, categoria 3 PL d.


Solução

Sensor ultrassônico de segurança USi
Sensor ultrassônico de segurança USi

Vários sensores ultrassônicos de segurança USi são distribuídos em cada lado do veículo. Compacta, a unidade de sensor pode ser montada em locais onde outros tipos de sensor não se encaixem: por exemplo, na área da roda. O feixe de som funciona como um "sensor" acústico, o que permite o controle sem contato da área lateral durante o transporte. Os dispositivos detectam de forma confiável todos os obstáculos em uma área de segurança definida. Se necessário, as saídas de segurança intervêm no sistema de controle do veículo. O sistema de segurança USi atende aos requisitos de segurança funcional da norma EN ISO 13849, categoria 3 PL d.


Características técnicas

  • Alcance de detecção até 2500 mm
  • Classe de proteção IP: unidade de sensor IP69, interface de controle IP65
  • Tempo de resposta típico: 99 ms
  • Classificação de segurança: em conformidade com a norma EN ISO 13849, categoria 3 PL d
  • Faixa de temperatura -30 °C … +50 °C

Benefícios

Os sensores reais são separados da interface de controle e podem ser posicionados com flexibilidade e mínimas exigências de espaço. A interface de controle oferece duas saídas OSSD seguras por canal para o campo de proteção ajustável e uma saída de comutação PNP para o campo de aviso. Ambos os campos podem ser parametrizados conforme necessário. O formato elíptico do feixe de som é otimizado para monitoramento de uma área tridimensional. Os sensores ultrassônicos não são afetados por condições climáticas, irritação visual e sujeira. Eles detectam objetos, independentemente do material ou da superfície. A supressão de interferência mútua impede que sistemas de segurança USi em AGVs diferentes interfiram entre si caso passem perto um do outro.


Visão geral

  • Detecção confiável de pessoas e objetos em campos de proteção e advertência definidos
  • Detecta, independentemente das propriedades da superfície e do material dos objetos
  • Não é afetado por sujeira e efeitos visuais
  • Robusto sistema de sensor ultrassônico para uso externo em todas as condições climáticas
  • Design compacto para flexibilidade de montagem
  • Saídas seguras e função de controle seguro

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

Sistema de sensor de segurança USi

O Sistema de sensor ultrassônico de segurança USi está abrindo novos caminhos para aplicações de segurança, seja em ambientes empoeirados e desafiadores ou em áreas externas.

Sensores e soluções para AGVs

Veículos guiados automatizados se tornaram uma parte indispensável do moderno manuseio de materiais. Descubra nossos sensores e soluções para o manuseio de carga, navegação e orientação e percepção ambiental.