Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Pontos de referência confiáveis para determinar a posição dos AGVs

Um sistema RFID robusto e compacto permite navegação soluções confiáveis

Aplicação

Ao utilizar veículos guiados automaticamente (AGV), a segurança das pessoas na área de condução deverá ser garantida a todo momento. Os veículos são geralmente equipados com sensores LiDAR que monitoram um campo de segurança definido na direção do percurso. Durante a coleta da carga, nos pontos de transferência ou nos gateways, esse campo é personalizado para a situação específica, geralmente usando-se comutação ou desligamento seguro. Além disso, a velocidade do AGV é reduzida em áreas classificadas. Geralmente, os veículos estão sujeitos a condições adversas em ambientes de armazenamento e produção. Isso exige demais da capacidade de carga térmica e mecânica dos componentes usados.


Objetivo

A posição do veículo deverá ser determinada de maneira confiável, especialmente em áreas definidas, para evitar perigos e garantir que o processo de comutação ou de desligamento seja executado corretamente. O dispositivo RFID de leitura/gravação necessário para isso deverá ocupar pouco espaço no AGV e ser fácil de instalar. O dispositivo deverá ser capaz de suportar tensões térmicas e mecânicas, e não poderá ser afetado por interferências eletromagnéticas. 


Solução

Cabeçote de leitura/gravação IQT1-FP-R4-V1
Cabeçote de leitura/gravação IQT1-FP-R4-V1

Acopladas em pontos específicos, as etiquetas RFID fornecem dados de posição absoluta precisos, que servem como pontos de referência confiáveis. Elas são detectadas por um leitor de RFID compacto IQT1-FP-R4-V1 a bordo do AGV. O sistema de controle compara o sinal com os dados dos sensores usados para navegação ou monitoramento de campo, e aciona as etapas subsequentes. Usando essa comparação ou uma solução RFID redundante, o nível de segurança exigido pode ser alcançado. O modo de detecção não é afetado por tensão mecânica ou térmica, nem por interferência eletromagnética.

 

Características técnicas

  • Intervalo de detecção: 0 mm … 130 mm
  • Frequência de operação: 13,56 MHz
  • Em conformidade com o ISO 15693
  • Design compacto (108,5 × 80 × 40 mm)
  • Design robusto
  • Gama de temperatura: -25 °C a +70 °C
  • Grau de proteção: IP67
  • Interface RS-485 integrada

Benefícios

O cabeçote de leitura/gravação IQT1-FP-R4-V1 detecta a etiqueta dentro de seu intervalo de detecção com o mais alto nível de confiabilidade, até mesmo quando o veículo está em movimento. Ele pode ser usado sozinho ou com uma interface de controle adicional, podendo ser conectado diretamente por meio de sua interface RS-485. Etiquetas muito pequenas, com um diâmetro de 20 mm ou 30 mm, estão disponíveis e podem ser inseridas em um orifício de perfuração simples no solo. Elas podem ser integradas e até mesmo usadas em metal, o que possibilita sua instalação em muitos tipos de superfície, como pisos de trabalho pesado, sem que sua função seja prejudicada.


Visão geral

  • Pontos de referência definidos permanentemente são detectados de forma confiável pelo AGV enquanto está sendo conduzido
  • O sistema de controle recebe dados de posição precisos para operações de comutação importantes para a segurança
  • Etiquetas compactas podem ser inseridas em orifícios simples, mesmo em metal
  • O cabeçote compacto de leitura/gravação de alta frequência pode ser instalado até mesmo em pequenos AGVs

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

Sensores e soluções para AGVs

Veículos guiados automatizados se tornaram uma parte indispensável do moderno manuseio de materiais. Descubra nossos sensores e soluções para o manuseio de carga, navegação e orientação e percepção ambiental.

Visite o RFID Hub

Visite nosso "RFID Hub" — uma página totalmente dedicada para esta tecnologia. Obtenha respostas para as perguntas mais frequentes e saiba mais sobre as aplicações típicas de RFID…