Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Tecnologia inovadora revoluciona a medição 3-D

2023-03-23

A combinação da tecnologia Pulse Ranging Technology (PRT) e da tecnologia MEMS possibilita nuvens de pontos 3-D de alta resolução

R3000 3-D-LiDAR/MEMS Sensor
Sensor R3000 3-D-LiDAR/MEMS

Desde a automação industrial até veículos autônomos e robôs de cuidados, dominar os desafios do futuro exigirá sensores 3-D potentes que capturam seus arredores de forma rápida, abrangente e com precisão milimétrica. Uma inovação tecnológica da Pepperl+Fuchs em cooperação com o Fraunhofer Institute for Silicon Technology ISIT permite o máximo de precisão e desempenho, ao mesmo tempo em que permanece altamente econômico. Pela primeira vez, a tecnologia de medição de distância de alto desempenho é combinada com a tecnologia MEMS. Isso constitui a base do sensor R3000 3-D LiDAR/MEMS, que será apresentado como um estudo de produto na Hannover Messe 2023. Visite-nos no nosso estande, salão 9, estande D76 e saiba mais!


Combinando os benefícios de duas tecnologias

A medição 3-D é baseada na tecnologia Pulse Ranging Technology (PRT). Este método de medição de distância desenvolvido pela Pepperl+Fuchs pode ser dimensionado para atender a uma ampla gama de requisitos. Com base em mais de 250.000 pulsos de laser emitidos por segundo, mede distâncias de alguns centímetros a várias centenas de metros com precisão milimétrica. A luz ambiente e outras influências ambientais são efetivamente suprimidas. Como resultado, a PRT fornece resultados de medição rápidos, precisos e confiáveis.

Para alcançar a terceira dimensão, a Pepperl+Fuchs combina PRT com um sistema microeletromecânico da Fraunhofer ISIT pela primeira vez como parte do estudo do produto R3000: Um espelho MEMS pequeno, econômico e mecanicamente robusto é integrado ao sensor. Através do movimento do elemento acionado piezoeletricamente, o feixe de laser emitido é desviado em dois eixos em 40 x 30 graus. Diferentemente dos sensores 3-D convencionais, nenhuma grade de pixels é criada durante o processo de medição. Em vez disso, o R3000 usa um ponto de luz particularmente pequeno e digitalização contínua para produzir nuvens de pontos 3-D de resolução ultra-alta com detalhes excepcionais.



Com o movimento do espelho MEMS integrado, o feixe de laser é desviado em dois eixos.

Operação intuitiva devido à Orientação Inteligente do usuário

Para tornar a comunicação entre o homem e a máquina o mais simples possível, o R3000 está equipado com funções adicionais. O sensor não só gera uma nuvem de pontos 3-D, mas também uma imagem de intensidade sobreposta que pode visualizar a cena e, portanto, facilitar a programação e a operação. Além disso, cada ponto de medição pode ser apresentado com um feixe de laser visível. O projetor a laser síncrono permite que o R3000 seja precisamente alinhado e ajustado sem ferramentas adicionais, garantindo um fácil comissionamento. Essa função também permite a interação entre o usuário e o robô de serviço, por exemplo.


Poderosa medição 3-D para a automação do futuro

Com essa tecnologia inovadora, o sensor R3000 LiDAR/MEMS anuncia uma revolução na solução de tarefas complexas de automação. Imagens precisas em 3-D de ambientes desconhecidos são essenciais para a próxima geração de condução autônoma, desde sistemas de transporte sem condutor na indústria até o transporte automatizado de pacientes em casas de repouso.

Com a combinação de PRT e MEMS, cenas complexas e dinâmicas podem ser capturadas em detalhes em tempo real. Isso cria um banco de dados abrangente para avaliações completamente novas usando ferramentas de inteligência artificial (IA). Sendo um sensor compacto e econômico, o R3000 disponibiliza medições 3-D de alta precisão para uma vasta gama de aplicações. Em combinação com algoritmos avançados, o sensor impulsionará significativamente o desenvolvimento no campo de veículos autônomos e robótica de serviço, não apenas em fábricas, hospitais ou casas de enfermagem, mas em todas as áreas da vida.


Destaques

  • Estudo de produto inovador: O sensor R3000 LiDAR/MEMS compacto e econômico permite uma medição detalhada em 3-D, combinando duas tecnologias de elevado desempenho
  • Pulse Ranging Technology (PRT) para medição de distância confiável, precisa e escalável
  • Um espelho MEMS para digitalização contínua e nuvens de pontos em 3-D de resolução ultra-alta
  • Captura detalhada de cenas complexas e dinâmicas em tempo real para todas as aplicações, desde veículos guiados automatizados até robôs de serviço

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.