Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Segurança garantida: Pepperl+Fuchs amplia o portfólio de sistemas de posicionamento seguro linear absoluto até SIL 3 e PL e

2023-10-26

Unidade de avaliação segura (PUS)

Safe Evaluation Unit (PUS)
A Pepperl+Fuchs apresenta uma nova unidade de avaliação segura (PUS).

A Pepperl+Fuchs combina uma nova unidade de avaliação segura com as vantagens dos comprovados sistemas de posicionamento absoluto safePXV e WCS, expandindo o portfólio de posicionamento absoluto seguro. O novo sistema composto pela unidade de avaliação segura (Position Unit Safe, PUS) e um cabeçote de leitura safePXV/PUS ou dois cabeçotes de leitura safeWCS/PUS permite a detecção segura de posição e velocidade de acordo com SIL 3 e PL e, conforme a Diretiva de máquinas 2006/42/EC. A unidade de avaliação processa e avalia os sinais redundantes dos sensores e os transmite a um controlador seguro. Com o portfólio expandido, a Pepperl+Fuchs agora oferece várias soluções para detecção de posição segura e robusta em uma ampla variedade de aplicações, mesmo em condições ambientais desafiadoras.


Redundância múltipla: safePXV/PUS


O sistema de posicionamento absoluto PXV é baseado em um cabeçote de leitura e uma fita de código Data Matrix. Com um conceito inovador e multicolorido, a variante autônoma segura safePXV já possui redundância múltipla em si mesma. Os códigos Data Matrix multicoloridos na fita de código robusta ficam visíveis e são lidos pela iluminação de duas cores do cabeçote de leitura safePXV. Devido à grande janela de leitura, o cabeçote de leitura safePXV sempre lê vários códigos ao mesmo tempo. Isso torna o sistema muito resistente a interferências: mesmo que a fita de código esteja suja ou danificada, o sensor lê os dados de forma confiável. O algoritmo do safePXV já verifica a plausibilidade dos dados no próprio sensor. Em combinação com a nova unidade de avaliação segura, os dados avaliados, além do protocolo de segurança PROFIsafe, agora também são transmitidos para o controlador seguro via FSoE.


Robusto e comprovado há décadas: WCS


A Pepperl+Fuchs introduziu o sistema de codificação de posição WCS já em 1989 e continuou a desenvolvê-lo desde então. O sistema de posicionamento absoluto é baseado na combinação de um cabeçote de leitura em uma carcaça robusta e uma calha de código feita de aço inoxidável ou plástico. Isso torna o WCS particularmente adequado para uso em ambientes exigentes e em longas distâncias. A versão para ambientes externos desafia condições extremas graças à carcaça especial do cabeçote de leitura WCS. Em combinação com a nova unidade de avaliação segura, o comprovado WCS agora também está disponível para aplicações que exigem um nível de segurança de acordo com SIL 3/PL e. Para isso, são usados dois cabeçotes de leitura safeWCS/PUS, que são montados um atrás do outro na calha de código. Para garantir a sinalização redundante independente, um cabeçote de leitura é parametrizado para o movimento de avanço e outro para o movimento reverso.


Esforço mínimo, segurança máxima: Unidade de posicionamento segura

A nova unidade de avaliação segura (PUS) atua como um gateway seguro para o fieldbus: Ele processa os sinais redundantes dos cabeçotes de leitura safePXV/PUS e safeWCS/PUS, cria um valor de posição segura e deriva um valor de velocidade segura a partir dele. Além dos dados seguros e não seguros, ele também transmite dados de diagnóstico que estão disponíveis como base para o monitoramento de condições e a manutenção preditiva. Os dois sistemas de posicionamento safeWCS/PUS e safePXV/PUS são extremamente fáceis de integrar em sistemas de nível superior. Eles são compatíveis com os protocolos de segurança comuns PROFIsafe e FSoE para transmitir os dados adquiridos dos sensores para um sistema de controle seguro.

Sendo aprovados pela TÜV com pré-certificação e certificado de exame de tipo EC de acordo com SIL 3/PL e e pré-configuração, os sistemas, que consistem em unidade de avaliação e tecnologia de sensores, também são especialmente rápidos e fáceis de comissionar. A Pepperl+Fuchs fornece aos usuários uma pré-configuração testada para safeWCS/PUS e safePXV/PUS. Como as configurações de aplicativos mais frequentemente exigidas já estão pré-programadas, os sistemas podem ser usados diretamente em vários casos de uso. Ao mesmo tempo, a pré-configuração facilita a substituição do dispositivo. Se ocorrer uma falha, os cabeçotes de leitura podem ser substituídos durante a operação sem nenhum ajuste. Isso aumenta a disponibilidade do sistema e economiza tempo e custos.



A Pepperl+Fuchs oferece várias soluções para detecção de posição segura e robusta em uma ampla gama de aplicações, mesmo em condições ambientais desafiadoras.

Destaques dos sistemas de posicionamento linear absoluto seguro

  • Sistemas seguros de posicionamento linear absoluto até SIL 3/PL e
  • Detecção de posição excepcionalmente robusta para uso em condições ambientais desafiadoras
  • Monitoramento confiável de aplicações relevantes para a segurança por meio da saída de posição e velocidade seguras
  • Detecção precisa da posição em longas distâncias — mesmo em caminhos curvos, aclives e declives, interrupções no trilho ou na calha de código, ou mudanças de caminho
  • Comissionamento rápido e fácil devido à pré-certificação e configuração

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

Hub de Segurança Funcional da Pepperl+Fuchs

Centenas de produtos com SIL/PL, ferramentas gratuitas e documentos em um só lugar. Acesse e saiba mais!