Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Identificação Legível

Placas de circuitos eletrônicos, Data Matrix e Reconheicmento de Dados


Etiquetas passíveis de leitura ótica em conjunto com a placa de circuito eletrônico com Data Matrix ECC 200.


Introdução

Como em praticamente todos os processos de produção, identificação do produto e rastreamento aumentam a montagem de placas de circuitos eletrônicos. As etiquetas usadas tem de ser gravadas em sistemas online automatizados. Até hoje, nós usamos códigos de barra como o Código 39 ou o Código128. O desenvolimento técnico e os requisitos de gerenciamrnto da qualidade conduzem as tendências listadas abaixo:

  • A quantidade de dados aumenta, pois mais produtos com diferentes processos de acabamento precisam ser rastreados
  • As placas de circuito ficam menores
  • O espaço disponível para a codificação torna-se menor
  • O custo da etiqueta precisa ser reduzido

Em particular, os três primeiros pontos precisam de um método de rotulagem com densidade da informação substancialmente maior. O desenvolvimento de dois códigos dimensionais (códigos 2D) que teve início no final da década de 80 nos Estados Unidos, criou possibilidades nesta área, permitindo a "quadratura do círculo", bem como o cumprimento de todos os quatro requisitos para parecer uma meta realista.


Padrões criam clareza e confiabilidade

Em 1990, a criatividade não teve limites e mais de trinta simbologias diferentes foram criadas. Ao mesmo tempo, nem o usuário nem o produtor do equipamento técnico (impressoras, equipamentos de leitura, softwares, etc...) seriam capazes de lidar com essa grande variedade. Afim de criar clareza e confiabilidade, comitês de normalização assumiram a criação de uma ”Norma” entre essas simbologias 2D. Há alguns anos, nenhuma atividade nacional neste campo foi realizada, tudo é concentrado nos três grupos de trabalho do 'International Standardization Organization' (ISO/IEC JTC 1/SC3, WG 1-3).


De barra a ponto – Data Matrix ECC 200!

As vantagens do Data Matrix:

  • Maior densidade de dados = menor espaço necessário
  • Praticamente qualquer tamanho de símbolo (escalabilidade) permite a adaptação para usos diversos
  • Adequado para quase todos os processos de impressão (de offset até termotransferência para direcionar a marcação por jato de tinta ou laser)
  • Legibilidade mesmo com baixo contraste
  • Legibilidade em 360º sem equipamento especial
  • Alfanuméricos e configuração de dados específica do cliente são codificáveis
  • Possibilidade de transferência de dados eletrônica
  • Alta confiabilidade de leitura devido a detecção automática de erros e correção

A alta flexibilidade combinada com a necessidade de espaço extremamente pequena, têm atraído o interesse de muitos fabricantes de eletrônicos. Neste campo, dois processos competem entre si para a criação do código, a rotulagem e os processos de inscrição diretos (com jato de tinta e laser).


Uma pergunta permanece: 'Rotular ou inscrever diretamente?'

Por muito tempo, a etiqueta foi o carregador de código usado. No entanto, a estrutura do Data Matrix (Ex.: estrutura em forma de células individuais) também faze a implementação do processo de marcação direta a escolha óbvia. A implementação de inscrição com as impressoras a jato de tinta e gravação a laser são exemplos. Ambos os processos possuem vantagens e desvantagens. Os argumentos substanciais foram listados na tabela à seguir. O diagrama mostra que a impressão por transferência térmica em uma etiqueta não apresenta nenhum problema direto, porém, ela gera uma exigência de espaço maior e custos mais elevados. Com a impressão direta a jato de tinta e gravação a laser, há uma série de condições que precisam ser levadas em consideração que são decisivas para o sucesso ou o fracasso do processo.


Tabela

Termo-Transferência Jato de Tinta Gravação a Laser

Qualidade de Impressão

a - Proporção do símbolo

boa a muito boa

limitada

boa

b - Contraste boa a muito boa depende do plano de fundo, ou seja, subcapa depende do material, ou seja, o processo
Quantidade de dados flexível restringido restringido
Posicionamento flexível desde que independente do depende do revestimento depende do revestimento
Necessidade de espaço depende do tamanho da etiqueta pequeno pequeno
Custos custo de etiquetas baixo baixo

A "Norma" ou a não "Norma" - eis a questão!

Na sua representação gráfica, o código Data Matrix é feito de três partes, cada uma tem uma função específica.


Padrão de Localização
Define a posição espacial dos códigos e o tamanho total e permite o reconhecimento de uma possível distorção.


Caminho Alternativo
Dita a densidade das células de dados dentro do código 'Matrix'.

Região de dados
Contém os dados, fornece um processo de correção de erros, que reconhece as falhas dentro de certos limites e as elimina.


O Padrão de Localização e o Padrão Alternativo são determinados pela suas funções. Se ocorrerem problemas, o código não pode ser lido. Se alguém segue os requisitos da norma, o formato em L do Padrão de Localização deve ser feito com duas linhas retas conectadas com bordas e largura bem definidas. O Padrão Alternativo deve ser à partir de células que são dispostas na grade de 50-50 (à partir do espaço vazio).


Manter o requisito mínimo como garantia para o sucesso

A impressão à jato de tinta deve ser mostrada conforme à seguir, exemplos de que o desvio pode ocorrer na prática.


Padrão de Localização
Desconexões - extremidades são feitas à partir de elementos semi-circulares que não se encontram numa linha reta.

Padrão Alternativo
Os pontos individuais criam uma onda, alguns pontos individuais são completamente perdidos.

Região de Dados
A célula individual desvia-se claramente do centro da grade. Não há mais qualquer lógica para a sua disposição nas posições exatamente no meio entre dois pontos centrais. Iniciando a correção de erro.


Métodos de avaliação aprimorados garantem que os símbolos Data Matrix sejam gerados de modo a possam ser lidos. No entanto, vale ressaltar que a correção de erros garante uma leitura confiável, mesmo quando os códigos são prejudicados pela sujeira ou limpeza. Mas uma boa parte deste backup é necessário, a fim de ser capaz de decodificar um símbolo, um deve definitivamente melhorar o equipamento de leitura no processo. É por isso que os requisitos mínimos que garantam a preservação de uma função de backup devem ser definidos.




O diagrama oposto representa o problema. Refere-se a área que acomoda uma célula. Se essa área é muito pequena, ele ficará aquém da detecção do sensor. Se for muito grande, então uma célula vizinha pode ser colocada como "1". Em ambos os casos, um erro de substituição ocorre.

Na Figura 2, podemos ver a ”migração” de um ponto de código do centro. Num caso extremo, o ponto fica exatamente no meio entre os dois centros. Depois disso, não é mais possível organizar esse ponto logicamente em uma posição específica no Matrix.

As células quadráticas esboçadas abaixo (Figura 3) são típicas e ideais. Nós temos esse modelo como referência. Se a célula aparece como um ponto ao invés de um quadrado, então como uma regra, a área é menor. Se os pontos tem o mesmo diâmetro que o comprimento da borda do quadrado, a área é 20% menor. Isso pode ser tolerado. Quanto à ”migração” do centro, um valor máximo de 25% não deve ser excedido. Após isso, tendo em vista todas as outras tolerâncias, um arranjo correto lógico já não pode ser garantido.