Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

A moderna destilaria de uísque


Muitas das destilarias de uísque escocês foram construídas no século XVIII, e precisam atualizar seus sistemas de automação de acordo com as leis e regulamentações de proteção contra explosões.

A aplicação

A produção de uísque envolve vários procedimentos realizados em atmosferas potencialmente perigosas. Isso envolve riscos causados por poeira e gás da Zona 2 em moinhos de grão, toneis e alambiques. Esses processos devem ser devidamente protegidos.

Muitas das destilarias de uísque operacional foram construídas no século XVIII, portanto os operadores investem em sistemas de automação de última geração para obter mais eficiência, e estar em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis. Recentemente, um dos grupos líderes de destilação da Escócia atualizou sua plataforma PLC e seus sistemas de transmissão de sinal.

O objetivo

As destilarias de uísque processam matérias-primas extremamente valiosas e produtos acabados. Medições precisas e transmissão precisa de dados de medição são fundamentais. Os sinais são previamente transmitidos por meio de cartões e cabos multicoloridos de E/S PLC padrão. Dentro do escopo de atualização da tecnologia de controle, o sistema de transmissão de sinal é atualizado.


A solução

LB Remote I/O System connects sensors and actuators to the DCS via PROFIBUS.
LB Remote I/O System connects sensors and actuators to the DCS via PROFIBUS.

Para a conexão das válvulas de controle na casa estática, um sistema LB de Zona 2 certificado da Pepperl+Fuchs é utilizado no processo de destilação. Dependendo do tamanho da destilaria e do número de estáticas, até 200 de válvulas de controle podem ser necessárias para o processo de destilação. O PROFIBUS PA é aplicado para todos os instrumentos de campo de medição, como de nível, pressão, fluxo e temperatura. A transmissão digital de alta precisão do PROFIBUS PA atende, completamente, ao requisito de medições e transmissão de sinal precisos.

Os Power Hubs PROFIBUS FieldConnex na sala de controle alimentam os protetores de segmento montados no campo, reduzindo os custos de ligações e garantindo que as informações de diagnóstico sejam facilmente acessíveis. A configuração é feita por meio de arquivos GSD, permitindo que todas as medições sejam exibidas na sala de controle com precisão digital. A configuração remota, os alarmes e os diagnósticos dos instrumentos de campo são transmitidos para o sistema de manutenção por meio do PROFIBUS PA, permitindo que os usuários analisem o desempenho da instalação de modo proativo. Para evitar a sobrecarga de informações ou alarme de inundação, os dados são roteados de duas maneiras, com apenas valores de medida que atinjam os operadores. A equipe e os técnicos de manutenção têm acesso total a todos os outros dados, o que lhes permite manter os processos da instalação funcionando em um alto nível de desempenho.


Os benefícios

O Power Hub PROFIBUS conecta a alimenta a instrumentação de campo com o PROFIBUS PA.
O Power Hub PROFIBUS conecta a alimenta a instrumentação de campo com o PROFIBUS PA.

Antes de utilizar as E/S remotas instaladas em um invólucro de aço inoxidável, as válvulas funcionam ponto a ponto por meio dos cartões de E/S PLC. A instalação do sistema LB na Zona 2 reduz a complexidade das ligações e da instalação significativamente, além de gerar uma pegada menor de PLC. Os LEDs integrados permitem que cada canal seja facilmente exibido, facilitando a manutenção. Além disso, o operador da destilaria escocesa valoriza muito o acesso remoto aos dados de configuração e diagnóstico da instrumentação.

O engenheiro-chefe de Processos da destilaria de uísque identificou o PROFIBUS DP, o PROFIBUS PA e a infraestrutura digital da Pepperl+Fuchs como um método econômico para minimizar a manutenção e os reparos, ao mesmo tempo em que atende às demandas de altos níveis de produção.

A utilização do sistema de E/S remotas para sinais digitais e Fieldbus para sinais analógicos oferece a solução perfeita. Eles são fáceis de manter por técnicos no local. Por meio da assistência ocasional dos engenheiros de suporte técnico da Pepperl+Fuchs, o comissionamento e a configuração são simplificados, economizando tempo e dinheiro.


Visão geral da aplicação

  • Novo roteamento de comandos de controle para válvulas com sistema de E/S remotas por meio do PROFIBUS DP
  • Transmissão de sinal confiável e preciso de nível, pressão, fluxo e temperatura por meio do FieldConnex e do PROFIBUS PA

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
Gateway PROFINET

O nosso gateway LB/FB PROFINET abre as possibilidades para aplicações IIoT 4.0 nas indústrias de processos.