Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

7 Benefícios Chave do Ethernet-APL

2022-06-09

À medida que o desenvolvimento avança e os benefícios para a indústria de processos se tornam cada vez mais claros, o interesse e a demanda pelo Ethernet Advanced Physical Layer, ou Ethernet-APL para abreviar, vêm crescendo. Mais e mais usuários em todo o mundo entram em contato conosco para obter maiores informações sobre essa tecnologia. Com isso, selecionamos 7 questões chaves que esclarecem e comprovam que o APL é o futuro da indústria de processos. 


1. Quais Fabricantes de DCS Já Oferecem Sistemas de Controle com Ethernet-APL?


FieldConnex®

De fato, todos eles sem exceção, já oferecem Ethernet-APL. Com o nosso dispositivo de campo FieldConnex®, a conexão certa dentro da planta e a comunicação contínua pode ser facilmente realizada—incluindo a seleção de diferentes protocolos. 

2. Quais Fabricantes de Dispositivos Já Fornecem Ethernet-APL em Dispositivos de Campo?

O primeiro fabricante a anunciar uma instrumentação completa com Ethernet-APL para 2022 foi a Endress+Hauser, e outros nomes ainda estão por vir. 


3. Quais Benefícios Nossos Clientes Receberão ao Implantarem o Ethernet-APL, Especialmente Comparado a 4-20 mA e HART?

Essa é a questão chave: com acesso de rede universal e sem barreiras à instrumentação em alta velocidade, todas as vantagens que conhecemos do cotidiano com Ethernet pode ser transferido aos requisitos das indústrias de processos:

  • Melhorias nos Procedimentos Operacionais Padrão (SOPs)
  • Menor necessidade de manutenção
  • Risco reduzido de falhas e mal funcionamento
  • Aumento da eficiência

4. De Quais Recursos Esses Benefícios Derivam?

Uma rede de campo, em conjunto com PROFINET ou Ethernet/IP, além de hardware e software adequados, permite aplicações com fluxos totalmente automatizados com instrumentos de campo. Especificamente, isso significa, por exemplo, que sistemas podem oferecer as seguintes funções e aplicações:

  • Detecção automática do dispositivo
  • Upload e download automáticos da configuração do instrumento 
  • Upload de DTM / EDD  

5. Há Dispositivos Demo? Como Podemos Testar a Tecnologia?

Teste o Ethernet-APL na Sua Planta!
Teste o Ethernet-APL na Sua Planta!

Os nossos especialistas não fazem a demonstração dessa tecnologia em uma demo case comum. A maneira mais fácil de implementar uma configuração de teste com Ethernet-APL é o seu uso em um ambiente real com seu sistema de controle e controlador. Nossos clientes obtém nosso switch e o suporte necessário. Fornecemos nossos dispositivos de campo de nossos fornecedores usuais. E então o teste pode ser feito imediatamente com um controlador PROFINET e dispositivos de campo PROFIBUS PA. Antes de fazer isso, é necessário setar os objetivos. Descreva as expectativas em relação as funções que uma infraestrutura de rede pode ter para facilitar os processos de sua planta e desenvolva um cenário de testes relativos. O NAMUR, usado por muitos usuários, também oferece uma inspiração para isso. 


6. Como os Usuários Podem Proteger as Redes Ethernet-APL Contra Ataques Cibernéticos?


A cíber segurança requer uma abordagem sistêmica. Engenheiros visam cenários de ataque e vulnerabilidade nas redes para proteger contra acessos impróprios e estabelecer medidas de segurança adequadas. Por exemplo: Terceiros que fazem manutenção on-site possuem acesso a áreas específicas num determinado período de tempo—consequentemente, os direitos de acesso são concedidos numa base muito limitada. Em princípio, as redes Ethernet APL são expansíveis para todos os protocolos.
 


7. O Que é Arquitetura Aberta NAMUR? Como o Ethernet-APL se Encaixa?

O Protocolo Ideal para Redes Ethernet-APL
O Protocolo Ideal para Redes Ethernet-APL

NOA ou NAMUR Open Architecture define o acesso lateral a informação secundária da instrumentação de campo, como configuração, alarmes e diagnósticos. Acessos laterais independentes ao sistema de controle e em paralelo permite que o mesmo não seja afetado e fique altamente disponível para configuração e controle de processos.  

NOA define cenários apropriados de aplicação para lidar com a instrumentação, como: 

  • o comissionamento simples a dispositivos de campo
  • alinhamento automático da documentação da planta
  • fácil substituição de instrumentos
  • habilidade de ler diversas variáveis de um único dispositivo 

Por isso, NAMUR define o OPC-UA como o protocolo ideal, que é transmitido em paralelo a um protocolo industrial de uma planta de controle. O Ethernet-APL é o link da transmissão de dados que permite uma comunicação paralela diretamente ao dispositivo de campo. 

Você tem questões adicionais? Entre em contato com nossos especialistas. Clique aqui

 

 

 

 


e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

O switch Ethernet-APL​ para montagem em trilho DIN, a mais recente inovação em FieldConnex®, é o primeiro produto a permitir acesso direto, rápido e sem barreiras a dispositivos de campo em plantas de processos via Ethernet-APL. 

O Ethernet-APL permite a comunicação contínua em todos os níveis de hierarquia. Saiba mais sobre essa tecnologia pioneira...