Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Dados de identificação e posicionamento para fabricação de módulos de bateria com o sensor VOS

O Sensor de Visão 2-D executa várias tarefas com detecção precisa

A Aplicação

Durante a fabricação de módulos de bateria para veículos elétricos, várias células de bateria prismáticas são soldadas entre si. Para fazer isso, as células devem estar posicionadas corretamente. Além disso, as abas do cátodo e do ânodo devem ser conectadas na sequência correta para evitar um curto-circuito. Para garantir qualidade e rastreabilidade, cada célula e módulo são identificados de forma exclusiva. As células desconectadas são dispostas em um palete e enviadas ao robô, que as posiciona com precisão e as alimenta na máquina de solda.


O Objetivo

Antes da soldagem, três parâmetros devem ser registrados: o tipo de bateria (usando o código Data Matrix), o alinhamento da célula da bateria com base no símbolo de polaridade e as posições x e y das abas de soldagem. Como os códigos são perfurados com agulha na superfície das células, o sensor precisa ter uma capacidade de leitura altamente exigente. Códigos e símbolos de polaridade devem ser detectados e atribuídos de forma confiável. As coordenadas x/y das abas de soldagem devem ser registradas com precisão e sincronizadas com o sistema de coordenadas do robô. A detecção deve ser realizada rapidamente, mas os dados também devem ser totalmente documentados.


A Solução

 VOS5000 na versão C-Mount com iluminação de barra externa
VOS5000 na versão C-Mount com iluminação de barra externa

Com o sensor de visão universal VOS 2-D, todas as tarefas podem ser concluídas usando um único dispositivo. Na versão C-mount VOS5000, o dispositivo pode ser equipado com uma lente correspondente e combinado com iluminação de barra externa. Isso ilumina a faixa de detecção uniformemente e um controle de flash inteligente é integrado.O sensor permite grande flexibilidade durante a instalação mecânica e ao conectar a comunicação de dados.

Características Técnicas:

  • Resolução: até 2560 × 2048 px
  • Interface serial RS-232
  • Três entradas e três saídas que podem ser parametrizadas livremente
  • Interfaces Ethernet TCP/IP, PROFINET, Ethernet/IP (outros PLCs disponíveis mediante solicitação) 


Identificação da célula da bateria por meio do código Data Matrix

Teste de alinhamento de células de bateria

Os Benefícios

 VOS5000 na versão C-Mount
VOS5000 na versão C-Mount

Os sensores VOS realizam tarefas que, de outra forma, exigiriam sistemas de visão complexos. Seu uso reduz os custos de investimento e os custos de integração. O mesmo dispositivo pode ser usado para tarefas diferentes em vários aplicativos. Isso simplifica o gerenciamento de inventário e o treinamento da equipe. O sistema inclui um grande conjunto de ferramentas, no qual as soluções para muitas tarefas típicas de visão já estão armazenadas. Essas tarefas incluem identificação, posicionamento e orientação, detecção e alinhamento, medição óptica e reconhecimento de texto (OCR). Não há custos adicionais de licença.


Em um piscar de olhos

  • Sensor baseado em câmera para detecção confiável e uso versátil
  • Uma ampla variedade de ferramentas de detecção para várias tarefas de inspeção
  • Ferramentas de visão que podem ser combinadas para reconhecimento de recursos, verificações de integridade, leitura de código, reconhecimento de texto e verificação de posição de objetos
  • A configuração de foco mecânico permite o posicionamento flexível da câmera
  • Fácil integração com saída de dados programável
  • Iluminação inteligente do sistema com controle de flash integrado

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

Sensores de visão universais VOS 2-D

Obtenha mais informações sobre os sensores de visão universais VOS 2-D, que combinam software sem licença e hardware modular.