Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Ethernet industrial

Comunicação segura em tempo real em todos os níveis

A Pepperl+Fuchs oferece uma grande variedade de componentes Ethernet industriais que podem ser integrados de forma segura e confiável à sua instalação e à sua infraestrutura de rede. Eles garantem a transferência de dados rápida e transparente em instalações industriais exigentes e são um componente essencial para a computação na nuvem e para a Indústria 4.0.

Na era da digitalização de processos de produção e instalações industriais em rede, a transferência de dados em tempo real é um fator-chave na adoção da Indústria 4.0. A Ethernet industrial cria uma infraestrutura de rede consistente em todos os níveis de negócios e de produção. 

Graças a novos desenvolvimentos tecnológicos, como Fast Ethernet, tecnologia de comutação e transmissão full duplex, os protocolos Ethernet industriais tornaram-se um dos mais importantes tipos de transmissão na tecnologia de automação atual. A transmissão em tempo real obtida com a Fast Ethernet está se tornando cada vez mais importante, especialmente nos níveis de controle e de sensor/atuador. Protocolos como PROFINET, EtherNet/IP e EtherCAT alcançam ciclos de barramento de 100 microssegundos, o que significa que atendem a rigorosos requisitos em tempo real. 

A implementação consistente de aplicativos baseados em nuvem requer um fluxo confiável, contínuo e transparente de dados do campo e níveis de controle até a nuvem. O portfólio da Pepperl+Fuchs e Pepperl+Fuchs Comtrol oferece uma solução abrangente para a transferência de dados de sensores seriais, RFID e IO-Link.
Os comutadores Ethernet industriais, os gateways seriais e os mestres IO-Link com normativa OPC UA da Pepperl+Fuchs Comtrol preenchem a lacuna entre o nível mais baixo de sensor/atuador e os sistemas em nuvem de nível mais alto. Isso torna possível aproveitar todo o potencial de aplicativos de IoT voltados para o futuro. O portfólio estendido do IO-Link oferece ainda mais suporte para tornar a comunicação de rede industrial mais eficiente e flexível, promovendo assim o desenvolvimento de seus processos de negócios digitais.



Resumo dos cinco protocolos Ethernet


PROFINET tornou-se o principal padrão de transferência de dados para fabricantes de equipamentos e instalações em larga escala, com capacidade em tempo real e facilidade de integração em sistemas de barramento de campo. É um padrão Ethernet industrial aberto da organização de usuários PROFIBUS (PNO) e expande a tecnologia PROFIBUS DP para permitir a comunicação rápida de dados por meio de redes Ethernet em conjunto com as funções industriais de TI.

A Pepperl+Fuchs oferece uma série de dispositivos PROFINET para a indústria de manufatura, tecnologia de acionadores e automação de processos. De acopladores de dados ópticos e sistemas de posicionamento a codificadores rotativos absolutos e módulos de barramento de campo.



Ethernet/IP é um padrão aberto para redes industriais da Open DeviceNet Vendor Association (ODVA). Ele é usado para transferir dados de entrada/saída cíclicos e dados de parâmetros acíclicos. A Ethernet/IP se estabeleceu principalmente no mercado americano e é um padrão de comunicação amplamente usado para implementar painéis de controle Rockwell. Além da comunicação e transferência de dados de processos e parâmetros, a EtherNet/IP também suporta funções de TI, como servidores Web e clientes de e-mail.

A Pepperl+Fuchs oferece uma grande variedade de dispositivos EtherNet/IP para automatizar seus sistemas e processos, cobrindo uma ampla série de funcionalidades, como acopladores de dados ópticos, sensores de distância, sistemas de posicionamento, sistemas de codificação de posição, codificadores rotativos, módulos Ethernet IO e gateways da Interface AS.



Graças à sua rápida taxa de transferência de dados, o EtherCAT é particularmente adequado para aplicações críticas de controle de movimento, como em máquinas de empacotamento, robótica e máquinas CNC. Desenvolvido por Beckhoff e pelo EtherCAT Technology Group (ETG), a tecnologia foi baseada no princípio mestre/escravo na transferência e análise de dados. O EtherCAT permite a transmissão cíclica de dados de entrada/saída, além da transmissão acíclica de parâmetros, dados de identificação e dados de diagnóstico e também a sincronização de relógio.

A Pepperl+Fuchs oferece uma seleção de dispositivos compatíveis com EtherCAT, de gateways da Interface AS e módulos de barramento de campo a equipamentos de campo, como codificadores rotativos absolutos e acopladores de dados ópticos.



MODBUS TCP é baseado em padrões abertos na comunicação industrial e, assim, promoveu a chegada da Ethernet industrial na automação. A combinação de redes Ethernet com o padrão de rede universal, TCP/IP, e a representação não proprietária de dados por meio do MODBUS facilita um sistema totalmente aberto para a troca de dados do processo. Isso oferece uma variedade de benefícios, como a fácil implementação em todos os dispositivos compatíveis com TCP/IP e permite a comunicação rápida e eficaz na rede industrial.

Os acopladores de dados ópticos LS682, bem como os gateways da Interface AS e as interfaces de controle da Pepperl+Fuchs, podem se comunicar por meio do MODBUS TCP e EtherNet/IP.



Ethernet POWERLINK é um sistema de comunicação não proprietário e baseado em software que está em conformidade com todos os recursos Ethernet padrão. A versão de código aberto é gratuita, não necessita de uma licença e você pode escolher a topologia de rede. O POWERLINK destina-se principalmente a aplicações em tempo real “críticas”, nas quais os atrasos na propagação do sinal devem ocorrer dentro de um período de tempo definido com precisão, para que nenhuma mensagem de erro seja gerada. É por isso que o POWERLINK é particularmente adequado para aplicativos de controle de movimento, robótica e visualizações de E/S em tempo real.

A Pepperl+Fuchs oferece uma seleção de codificadores rotativos absolutos e acopladores de dados ópticos para essas aplicações.


Download gratuito: Documento técnico: protocolos de comunicação baseados em TCP (PDF)

Este documento técnico gratuito em PDF compara os diferentes protocolos de comunicação baseados em TCP (AMQP, OPC UA, MQTT, REST API) que ascenderam e hoje são considerados os ativadores de IIoT e da Indústria 4.0. Faça o download gratuito agora mesmo!