Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Considerações sobre Design

A adição de um sistema de purga e pressurização é uma das maneiras mais fáceis e mais baratas de tornar um encapsulamento padrão compatível para operação em um local classificado. Aqui estão alguns fatores que devem ser considerados ao adicionar um sistema de purga e pressurização a um encapsulamento padrão:


  • A fonte de pressão deve estar limpa e ser suficiente para purgar e compensar vazamentos do encapsulamento. Em geral, grandes encapsulamentos têm portas grandes, que podem exigir trincos para manter a pressão do encapsulamento.
  • A fiação de e para o encapsulamento deve ser protegida para a classificação da área. A Classe I, Divisão 1 pode exigir conduíte à prova de explosão com vedações, enquanto uma área da Zona 2 pode exigir um aumento na fiação de segurança. Todos os códigos aplicáveis devem ser examinados.
  • O encapsulamento deve ser forte o suficiente para suportar a pressão de purga do sistema e, após a purga, manter a pressão para operação. Em ambientes com gases perigosos, os encapsulamentos são purgados, o que faz com que a pressão dentro do encapsulamento aumente. Os trilhos de reforço talvez tenham que ser adicionados dentro do encapsulamento para evitar que ele se deforme durante o processo de purga. Encapsulamentos maiores suportam mais tensão devido à maior área de superfície.
  • Os códigos T e a temperatura interna do encapsulamento devem ser determinados para evitar a ignição da atmosfera perigosa durante a operação. Se a temperatura interna estiver acima da temperatura de ignição da área de risco, o encapsulamento não poderá ser aberto enquanto a temperatura estiver elevada, mesmo se ele estiver desenergizado. Isso geralmente requer que a trava da porta e todas as portas de acesso sejam bloqueadas.
  • Se o invólucro for de plástico ou tiver um acessório de plástico, como uma janela, ele deve ser retardador de chamas e atender aos requisitos de descarga eletrostática. Esses requisitos podem ser encontrados nas normativas aplicáveis, se necessário.
  • A instalação de um sistema de purga certificado em um encapsulamento padrão com equipamento interno não significa que todo o sistema seja certificado para operação em um local classificado. O sistema requer a própria certificação de local classificado. O uso de equipamentos certificados no sistema torna a certificação completa mais fácil e menos dispendiosa.

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!