Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Reparo de falha/Perguntas frequentes


As perguntas mais frequentes sobre o uso de sensores capacitivos são examinadas nesta seção.


Por que usar umsensor capacitivo? Um comutador (de limite) não será suficiente para minha aplicação?

Os sensores capacitivos oferecem muitas vantagens em relação aos comutadores mecânicos tradicionais.

Comparação entre sensor capacitivo e comutador de limite mecânico

ComparaçãoSensor capacitivoComutador mecânico (limite)
Operação:  
Processamento rápido de sinalOs sinais de saída elétrica podem passar por processamento adicional diretamente em circuitos eletrônicos.Emite um sinal mecânico, que é então transmitido elétrica, hidraulicamente, pneumaticamente ou mecanicamente, conforme necessário.
Detecção sem contatoOperação sem tocar nos objetos que estão sendo medidos.Operação possível somente com contato mecânico: os objetos a serem medidos podem ser manipulados ou obstruídos.
Detecção rápidaDetecção rápida e, portanto, tempos de resposta e comutação curtos, ou seja, frequências de comutação altas são possíveis.A sequência mecânica leva tempo e define limites estreitos na frequência máxima de comutação.
Trabalho sem manutençãoNão há contatos móveis que possam ficar contaminados ou desgastados.Os contatos mecânicos podem ficar contaminados e desgastados com o tempo. As resistências de transição de contato podem mudar de forma imprevisível.
Geração de sinal confiávelA saída eletrônica impede a trepidação do contato.A trepidação do contato pode ocorrer na saída do sinal.  Como resultado, um contato mecânico pode fornecer vários pulsos de comutação por evento de comutador.
Baixo consumo de energiaCorrentes de comutação muito pequenas também são possíveis.A resistência de contato e o risco de oxidação da superfície de contato significam que uma determinada corrente mínima é necessária.
Configuração:  
Integração simples a uma aplicação
Nenhum cálculo da curva de partida é necessário.O ângulo de partida e o caminho de partida devem ser calculados. Dependendo da direção de atuação, diferentes versões mecânicas da alavanca do comutador são necessárias.
Vida útil:  
Operação sem desgaste
A resistência ao desgaste significa que os pontos do comutador permanecem estáveis ao longo do tempo.
 
Portanto, o número de ciclos de comutação não afeta a vida útil do sensor.
As peças mecanicamente móveis do comutador estão sujeitas a desgaste e levam a erros de comutação.
 
Isso significa que a taxa de comutação limita a vida útil do comutador.
Possíveis aplicações:  
Aplicações com pouco espaçoProjetos extremamente compactos são possíveis.Há limites estruturais para a implementação de designs compactos.
Designs padrão,
projetos especiais conforme necessário
Um design disponível para uso em diferentes aplicações que exigem movimentos diferentes.
 
Vários designs de sensores estão disponíveis. 
Aplicações diferentes requerem designs completamente diferentes ou vários elementos de detecção (roletes, tuchos, alavancas etc.).

 


O alvo não é detectado. o que estou fazendo de errado?

Verifique todas as configurações, propriedades e distâncias relacionadas ao sensor e ao alvo. Principalmente ... 

Propriedades do sensor

  • Distância de operação: A distância de operação pode ser encontrada nos dados técnicos do produto e na marcação do produto.
  • Função do elemento de comutação: Verifique se a função do elemento de comutação especificado está sendo observada: NPN ou PNP? Contato NF ou contato NO?
  • Tensão elétrica: A tensão deve estar entre 10 V ... 30 V.

Destino

  • Material: O sensor só detecta diferentes materiais (metais ferrosos, metais não ferrosos, vidro, madeira, plásticos, óleo, água e soluções aquosas). Leve em consideração o fator de redução!
  • Tamanho: A distância de operação refere-se ao tamanho do alvo padrão.
  • Relação sensor-alvo: O alvo se move além do sensor e em que velocidade? → Leve em consideração a curva de resposta: A frequência de comutação não deve ser excedida.

Por que o sensor está comutando muito cedo?

Verifique o sensor e as condições do ambiente quanto a possíveis interferências.
Principalmente ...

Propriedades do sensor

  • Função do elemento de comutação: Verifique se a função do elemento de comutação especificado está sendo observada: NPN ou PNP? Contato NF ou contato NO?
  • Condições de instalação: O sensor é montado embutido ou não embutido de acordo com as especificações nos dados técnicos? As condições de instalação especificadas foram implementadas corretamente? 
  • A instalação rebaixada resulta no pré-amortecimento do sensor e em um aumento na distância de operação. É essencial evitar a instalação rebaixada. Isso pode levar a um comportamento imprevisível do sensor. Em alguns casos, a detecção lateral também pode ocorrer.

Influências eletromagnéticas

  • O campo eletromagnético do sensor está sendo influenciado? Por outros campos eletromagnéticos? Por um segundo sensor instalado muito próximo a ele?

Influências do ambiente

  • Interferência de outros materiais perto da face de detecção: Verifique se há algum outro material nas proximidades.
  • Contaminação: Verifique se há contaminação no sensor. Se necessário, limpe com um pano e um agente não abrasivo.

O sensor selecionado é quimicamente resistente a um agente de limpeza, refrigerante ou lubrificante específico?

Infelizmente, não podemos dar uma resposta definitiva para esta pergunta. Motivo …

Isso ocorre porque a composição dos agentes de limpeza, líquidos arrefecedores e lubrificantes, ou seja, a formulação, é conhecido apenas pelo fabricante relevante. Os óleos lubrificantes normalmente contêm aditivos que, mesmo em pequenas quantidades, podem alterar o comportamento químico do óleo lubrificante. Mesmo que o material do invólucro do sensor especificado nos dados técnicos prometa ser resistente a óleo, os aditivos podem tornar o lubrificante agressivo como um todo.

Por isso, é essencial realizar os seus próprios testes para verificar a compatibilidade química. Observe que o fabricante de um agente de limpeza, líquido de arrefecimento ou lubrificante pode alterar sua formulação sem aviso prévio. Isso pode fazer com que uma combinação de materiais que funcionou por um longo período pare de funcionar repentinamente.

Os certificados de examinação tipo EC existentes emitidos de acordo com a Diretiva da UE 94/9/UE, devem ser substituídos por novos certificados de examinação tipo UE, que, por sua vez, citam a Diretiva da UE 2014/34/UE?

A nova Diretiva da UE 2014/34/UE fornece informações claras a este respeito, no Artigo 41, parágrafo 2, e declara que os certificados de examinação tipo EC emitidos sob a Diretiva da UE 94/9/UE permanecem válidos.

Citação 2014/34/UE
Disposições provisórias do artigo 41

(1) Os Estados-Membros não devem impedir a disponibilização no mercado ou o comissionamento de produtos abrangidos pela Diretiva 94/9 / CE que estejam em conformidade com essa diretiva e que tenham sido colocados no mercado antes de 20 de abril de 2016. 

(2) Os certificados emitidos sob a Diretiva 94/9/EC são válidos sob esta diretiva.

A Pepperl+Fuchs oferece sensores capacitivos de acordo com NEC 500?

Os sensores capacitivos de acordo com a NAMUR da Pepperl+Fuchs são adequados para uso na Classe I - III, Divisão 1; consulte as informações no desenho de controle, que pode ser baixado no site da Pepperl+Fuchs.

Conhecimentos de base ...
NEC 500 é uma combinação da designação para o único padrão legalmente vinculatório para equipamentos elétricos nos EUA (o NEC) e um artigo (500). A abreviação "NEC" significa National Electrical Code (Código Elétrico Nacional) e é considerada lei nos EUA como NFPA 70 (National Fire Protection Association nº 70). O artigo 500 do presente Código descreve a classificação das áreas classificadas de acordo com as Classes e divisões dos EUA. Da mesma forma que a classificação da zona de acordo com a Diretiva 2014/34/UE na Europa, as instalações são divididas em diferentes áreas (Classes e divisões) de acordo com a duração e a frequência da ocorrência de uma atmosfera potencialmente explosiva perigosa.

Como faço para reconhecer o tipo de conexão do sensor?

Os vários tipos de conexão podem ser identificados rapidamente, consultando o código.

Tipo de conexãoIdentificação do sensor (consulte Código)
cabo fixoSensor sem identificador de conexão no final da referência do produto.
ConectorUm dos seguintes identificadores de conector no final da referência do produto: "V1", "V3", "V5", "V13", "V16", "V18."

 


e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

Capacitive Sensors

Take a look at the range of Pepperl+Fuchs capacitive sensors.