Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Installation Conditions


The installation conditions provide information about optimal installation of the sensors in the application without being restricted in their specified function (i.e., their operating distance). Due to the given installation conditions, a functional range must always be assumed. There is a connection between installation and operating distance.


Sensores capacitivos cilíndricos

Sensores com o mesmo diâmetro podem ter distâncias de operação diferentes por motivos relacionados à instalação, conforme mostrado na tabela a seguir.

Diâmetro [mm]

Distância de operação[mm] com montagem embutida

Distância de operação [mm] para montagem não embutida

12

4

8

18

5 … 8

15

30

10

15


Sensores capacitivos de montagem não embutida

Os sensores capacitivos de não montagem embutida atingem a maior distância de operação possível em relação ao seu diâmetro. Para sensores capacitivos, os eletrodos são usados para gerar um campo elétrico, que forma um capacitor com o ambiente. Para obter a orientação desejada do campo eletromagnético, o eletrodo do sensor tem uma geometria coordenada. No entanto, parte do campo elétrico é emitida pela lateral. É essencial ter uma folga ao redor do elemento do sensor para evitar que esses sensores de longo alcance sejam umedecidos pelo ambiente de instalação. Essa folga é definida nos dados técnicos do respectivo sensor.


Esquerda: sensor capacitivo de montagem não embutida, instalado corretamente
Direita: sensor capacitivo de montagem embutida, instalado corretamente

A = 2 x a distância de operação (sn)

B = 3 x o diâmetro do invólucro (d) do sensor

D = diâmetro do invólucro do sensor

F = distância mínima de sensores semelhantes
 

Sensores capacitivos de montagem embutida

Os sensores capacitivos de montagem embutida devem ser instalados em metal de modo que não fiquem protuberantes para frente (dimensão A = 0 mm). A vantagem é que esses sensores são mais protegidos mecanicamente e menos sensíveis a interferências do que os sensores de montagem não embutida. A redução necessária do campo lateral é obtida por meio de uma blindagem interna especial. Isso é feito à custa da faixa de detecção: Esses sensores atingem apenas cerca de 60% da distância de operação em comparação com versões de montagem não embutida.


Esquerda: sensor capacitivo de montagem embutida, instalado corretamente
Direita: sensor capacitivo de montagem não embutida, instalado corretamente

A = 2 x a distância de operação

B = 3 x o diâmetro do invólucro do sensor

D = diâmetro do invólucro do sensor

F = distância mínima de sensores semelhantes
 

Notas

Os sensores capacitivos podem ter uma montagem embutida no material condutor e são relativamente indiferentes a influências elétricas ou eletromagnéticas. Quando sensores capacitivos são instalados de forma embutida, eles só atingem 60% da faixa de detecção de um sensor não embutido que tenha o mesmo design de invólucro. Para compensar isso, sensores de dimensões maiores correspondentes devem ser selecionados.

Interferência quando a distância mínima não é atingida

As distâncias mínimas F específicas devem ser observadas nos dados técnicos para evitar a interferência de sensores semelhantes. 

Sensores capacitivos cúbicos

Da mesma forma, os sensores cúbicos têm condições de instalação específicas para montagem embutida, não embutida ou semiembutida. Assim como nos sensores cilíndricos, devem-se observar as distâncias mínimas entre os sensores individuais. As regras são específicas para a série de produtos e estão disponíveis como informações de instalação para o sensor selecionado.


e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

Capacitive Sensors

Take a look at the range of Pepperl+Fuchs capacitive sensors.