Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Sensores Especiais de Campo Magnético


Os sensores otimizados para uso em áreas de aplicação especial podem ser encontrados abaixo. Esses sensores são específicos à aplicação.


Sensor de campo magnético para consulta de posição do pistão


A série MB-F32-... foi especialmente projetada para consultar a posição do pistão em sistemas pneumáticos e hidráulicos.

O sensor oferece uma "função de percepção magnética", que permite que um pistão seja detectado através da parede de um cilindro hidráulico. Para isso, os ímãs de amortecimento são integrados a um sistema magnético no pistão do sistema pneumático ou hidráulico. Assim que o pistão cruza o sensor, o sensor gera um sinal de comutação. O sensor pode, portanto, ser usado para determinar a posição do pistão e contar o curso do pistão.


Como funciona

O sensor MB-F32 é sensível a campos magnéticos e requer uma alteração no campo magnético para alterar o estado de ligação. A haste magnética do pistão induz um campo magnético parcial na parede do cilindro de aço.

O sensor muda assim que o campo magnético parcial o atravessa.



Figura: Desenho seccional de um sistema pneumático cilíndrico

O pistão se move para frente e para trás com a haste do pistão no cilindro. Uma haste especialmente projetada para essa finalidade é equipada com ímãs dispostos em uma direção axial. Esses ímãs magnetizam partes da parede do cilindro de aço. Quando o sistema magnético passa pelo sensor, o sensor detecta a posição do pistão.

Condições de instalação do “Sensor de percepção magnética”

O sensor de campo magnético MB-F32 é montado na parte externa da parede do cilindro de aço e preso com uma cinta de tensão. Para criar um sistema em funcionamento, uma haste especial deve ser fixada ao pistão dentro do cilindro hidráulico. A forma e as dimensões geométricas da haste, bem como o tamanho e o número de ímãs, dependem das caraterísticas do sistema de pistão do cilindro. Os especialistas da Pepperl+Fuchs terão prazer em ajudá-lo a planejar o sistema magnético.

A Pepperl+Fuchs usa software especial (MagCalc32) para determinar o sistema magnético necessário em relação ao seu projeto mecânico e o tipo e número de ímãs de amortecimento. Isso resulta em soluções personalizadas para a respectiva aplicação.

A série MB-F32-A2 para consulta de posições de pistão em sistemas pneumáticos e hidráulicos tem os seguintes recursos:

  • Estágios de saída complementares
  • Queda de tensão no contato alternado
  • Número ilimitado de ciclos de mudança

O sensor de campo magnético está disponível com uma conexão de cabo ou plugue.


Sistemas de sensor de efeito Hall para aplicações seguras


40FY* ou 50FY* com ímãs para uso com:

  • Amplificador lógico de segurança ("controlador lógico") FYQLA1-140R-3
  • Monitor de segurança KE5D2-6h/2R-S

Os sensores de segurança de campo magnético são usados para proteger as pessoas contra ferimentos. Os sensores podem ser usados para controle de acesso físico em áreas classificadas e aplicações semelhantes.


Magnetic Field Sensors

Eficácia e confiabilidade.