Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Controle direcionado de braços robóticos móveis

Sensor de visão VOS2000 com iluminação interna e software abrangente


Aplicação

Robôs colaborativos com braços multieixos estão sendo cada vez mais usados na produção e na intralogística, muitas vezes montados em uma plataforma móvel automatizada (AGV ou AMR). Esse tipo de unidade é usado para várias tarefas; por exemplo, na alimentação de matérias-primas ou componentes individuais em uma máquina ou etapa do processo. O robô deve primeiro detectar a posição da peça a ser coletada. Uma verificação de característica geralmente é necessária para selecionar um material específico antes de pegá-lo. Uma identificação específica ou uma função de contagem também pode ser necessária.


Objetivo

O painel de controle requer informações ópticas para detectar os objetos de destino e determinar as posições de destino. Isso requer uma câmera que possa realizar o máximo possível de tarefas diferentes: Verificações caraterísticas das peças a serem coletadas usando contornos, cores ou comparação de padrões; detecção de posição (posição e orientação); contagem para comparar o status atual e de destino; além de identificação individual e atribuição de peças usando códigos 1-D e 2-D. O dispositivo também deve fornecer iluminação suficiente para cada situação e oferecer resolução suficiente para distinguir os recursos relevantes. O espaço é limitado em muitas aplicações, o que significa que é necessário um design compacto com o maior número possível de opções de montagem.


Solução

O sensor de visão universal 2-D VOS2000 é ideal para montagem em um braço robótico móvel devido ao seu design compacto. Com ele, também está incluso um pacote de software abrangente com ferramentas de visão flexíveis que podem ser combinadas para executar praticamente todas as tarefas padrão. O braço robótico é equipado com ferramentas para detecção de posição e forma, comparação de contornos e identificação. Os dispositivos da série VOS oferecem alta resolução e uma vastagama de opções de iluminação. O campo de medição pode ser adaptado para a aplicação. O sensor de visão não apenas consegue detectar caraterísticas do componente, mas também avaliar com precisão as informações ópticas.


Características técnicas

  • Intervalo de leitura longo, normalmente 295 x 221 mm²
  • Resolução: 1280 × 960 px
  • Faixa de detecção variável (até 2 m) devido ao foco ajustável
  • Ampla seleção de iluminação e lentes
  • Interfaces: TCP/IP, PROFINET, EtherNet/IP, RS-232 e E/S
  • Armazenamento de até 32 trabalhos no sensor
  • Formatação de sequência de saída

Benefícios

Sensores de visão universais VOS 2-D
Sensores de visão universais VOS 2-D

Os sensores de visão universais VOS são adequados para uso em muitas aplicações diferentes. A alta resolução da câmera e o enorme alcance de detecção são especialmente importantes para utilizar os sensores em braços robóticos. A gama de ferramentas de visão integradas permite um uso flexível. O sensor de visão universal VOS2000 com iluminação interna tem foco mecanicamente ajustável, para que possa ser usado em várias distâncias de medição. Outros modelos são equipados com uma conexão de montagem em C para permitir que o sensor seja combinado com lentes e iluminação externas. Uma vasta gama de acessórios e o conjunto abrangente de ferramentas de visão tornam desnecessária a aquisição de hardware ou software adicionais.


Visão geral

  • Conjunto integrado de ferramentas de visão com diversas ferramentas de software para detecção e alinhamento, posicionamento e orientação, medição óptica e identificação e reconhecimento de texto (OCR)
  • Interface gráfica do usuário para comissionamento e parametrização simples
  • Analisador integrado para fácil integração e saída de dados definida pelo usuário
  • Compensação eletrônica para condições ópticas complicadas
  • Todas as interfaces relevantes são integradas, permitindo uma comunicação completa até o sistema ERP

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

Sensores de visão universais VOS 2-D

Obtenha mais informações sobre os sensores de visão universais VOS 2-D, que combinam software sem licença e hardware modular.

Sensores e soluções para AGVs

Veículos guiados automatizados se tornaram uma parte indispensável do moderno manuseio de materiais. Descubra nossos sensores e soluções para o manuseio de carga, navegação e orientação e percepção ambiental.