Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Mestres IO-Link com interface OPC UA - Troca contínua de informações do campo para a nuvem

Mestres IO-Link com interface OPC UA
Mestres IO-Link com interface OPC UA

Além dos Mestres ICE1 para aplicações baseadas em PLC, dois outros módulos estão disponíveis para uso em sistemas híbridos e baseados em nuvem: a série de Mestres IO-Link ICE2 (EtherNet/IP) e ICE3 (PROFINET). Esses módulos são compatíveis com os protocolos líderes do setor, incluindo Ethernet/IP, PROFINET e MODBUS TCP, e oferecem uma interface OPC UA, além do protocolo de barramento de campo em tempo real.

A arquitetura aberta da OPC UA (Open Platform Communication Unified Architecture) possibilita a colaboração entre fornecedores independente de plataforma e interoperávelde máquinas na produção, além de permitir a comunicação entre máquinas e sistemas baseados em computador ou na nuvem, tanto em redes fechadas quanto via Internet.

Ambos os Mestres IO-Link vêm com um conceito de configuração totalmente baseado na Web para definir todos os parâmetros do módulo e todos os dispositivos de IO-Link conectados (operação de IODD Web). Portanto, não são necessários softwares adicionais ou um controlador lógico programável (PLC) de nível superior. Ao substituir ou expandir módulos, todas as configurações do módulo podem ser salvas como um arquivo separado e transferidas para um novo dispositivo usando a função de clonagem de módulo. A OPC UA garante uma troca constante de informações em todos os níveis para que os processos nas fábricas possam ser projetados com ainda mais eficiência.


Mestres IO-Link – Versátil e à prova de futuro

Até oito dispositivos IO-Link podem ser conectados ao Mestre IO-Link.
Até oito dispositivos IO-Link podem ser conectados ao Mestre IO-Link.

Se os sensores devem gerenciar as tarefas do futuro, eles precisam fazer mais do que simplesmente fornecer dados do processo ao controle da máquina. Os sensores devem ser capazes de se comunicar com todos os diferentes tipos de receptores e enviar e receber dados de e para sistemas de informação de nível superior. Os Mestres IO-Link facilitam a comunicação confiável e eficiente entre os níveis de gerenciamento e de sensor/atuador, pois assumem uma função de gateway entre a Ethernet e o IO-Link. Podem ser conectados diretamente até oito dispositivos IO-Link: quatro canais estão disponíveis para os sensores e quatro para os atuadores. O Mestre IO-Link série ICE1* permite diagnósticos e parametrização integrados, desde o nível de controle até o nível do sensor. Eles são otimizados para aplicações baseadas em PLC. Os tempos de comissionamento também são significativamente reduzidos, principalmente em instalações de produção em larga escala. Com sua funcionalidade multiprotocolo, o Mestre IO-Link ICE11 é compatível com PROFINET, Ethernet/IP, EtherCAT, CC-Link e MODBUS TCP.

Isso significa que o Mestre IO-Link pode ser incorporado de maneira ideal no perfil de requisitos de fabricantes inovadores de máquinas e instalações, formando um componente decisivo do Sensorik4.0®.


Kit de iniciação IIoT - Conectando sensores de chão de fábrica à nuvem e iniciando a transformação digital


Com o Kit de iniciação IIoT e os IO-Link master fáceis de usar da Pepperl+Fuchs, a visualização e análise simples dos dados do sensor se tornam realidade. Conheça as vantagens do IO-Link e experimente a integração perfeita dos dados do sensor IO-Link em seu aplicativo Indústria 4.0.

O kit inclui, entre outros:

  • Um IO-Link master, (3) sensores IO-Link, um switch Ethernet, uma fonte de alimentação, etiquetas RFID e todo o cabeamento necessário para começar
  • Um guia de início rápido para conectar os dispositivos IO-Link master e IO-Link
  • Conexões para várias plataformas, como AWS, PTC, AVEVA

Conecte seu painel de software via OPC UA ou MQTT para fácil interpretação de dados em tempo real e inicie a transformação digital de suas fábricas agora mesmo com o novo kit de iniciação IIoT da Pepperl+Fuchs.


Kits de iniciação IIoT

Conecte seus sensores de chão de fábrica à nuvem e comece sua transformação digital com os novos kits de iniciação IIoT.

Download gratuito: Documento técnico: protocolos de comunicação baseados em TCP (PDF)

Este documento técnico gratuito em PDF compara os diferentes protocolos de comunicação baseados em TCP (AMQP, OPC UA, MQTT, REST API) que ascenderam e hoje são considerados os ativadores de IIoT e da Indústria 4.0. Faça o download gratuito agora mesmo!

Mestre IO-Link com interface OPC UA

Ambas as séries de Mestres IO-Link, ICE 2 e ICE3 , vêm com uma interface OPC UA e um protocolo de barramento de campo em tempo real, tornando-as uma solução ideal para aplicações baseadas em nuvem sem PLC superior. Leia mais sobre possíveis cenários em nosso blog.