Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Sensores Especiais


Os sensores otimizados para uso em áreas de aplicação especial podem ser encontrados abaixo. Esses sensores são específicos à aplicação.


Sensores com fator de redução de 1


Os sensores com fator de redução 1 detectam todos os metais com praticamente a mesma distância de operação. Isso oferece benefícios em comparação aos sensores indutivos convencionais. Isso é especialmente o caso de aplicações nas quais um sensor está sendo usado para detectar metais diferentes.

Características:

  • Mesma distância de operação para todos os metais
  • Distâncias de operação máximas de 2 mm ... 75 mm
  • Imunidade a campo magnético elétrico
  • Resistência à soldagem mecânica (opcional)
  • Portfólio completo de projetos de invólucros cilíndricos e cúbicos

Sensores à prova de solda


Para sobreviver com sucesso em ambientes industriais adversos, os sensores indutivos usados em sistemas de soldagem têm um nível correspondentemente alto de robustez mecânica e alta imunidade a campos magnéticos fortes.

Esses sensores à prova de solda têm uma face frontal feita de polifenilsulfeto (PPS) para proteger contra filetes de metal fundido produzidos durante a soldagem. Para sensores cilíndricos resistentes a filete de solda, o invólucro é feito de latão revestido com PTFE.

Consulte a seção Materiais para obter informações detalhadas sobre as versões de materiais individuais dos sensores indutivos.


Sensores com face metálica


Os sensores de superfície de metal da Pepperl+Fuchs são totalmente de aço inoxidável. Em algumas aplicações, demandas particularmente altas são colocadas na robustez dos sensores. Quando sensores são usados em máquinas-ferramentas, o sensor é exposto a altas forças, abrasão e meios agressivos. Nessas aplicações, sensores com face de detecção de aço inoxidável são usados para garantir uma vida útil longa.

O ambiente da indústria de alimentos e bebidas exige muito de maquinário e componentes. Por esse motivo, a Pepperl+Fuchs desenvolveu sensores especiais para esse setor, levando em conta os padrões atuais. Essas soluções de sensor estão em conformidade com as normas e diretivas mundiais para a indústria de alimentos e bebidas, como as do European Hygienic Engineering and Design Group (EHEDG) e da FDA.


Sensores resistentes à pressão


Os sensores resistentes à pressão são adequados para uso em aplicações como atuadores hidráulicos. Esses sensores podem ser usados em pressões de operação de até 500 bar e pressões de pico de até 800 bar na face de detecção.

A resistência à pressão é obtida por uma face frontal de cerâmica que é parte integrante do invólucro de aço inoxidável. Há também uma ranhura incorporada no invólucro para um anel O-ring.


Sensores para feedback de posição para atuadores de válvula

Existem soluções diferentes e versões correspondentes diferentes para monitorar os atuadores das válvulas

  1. Integração de sensores padrão em caixas de controle
  2. Uso de sensores de retorno de posição especiais nas caixas de controle ou na montagem direta
  3. Uso de sensores de feedback de posição especiais

Sensores para instalação em caixas de controle

Os atuadores das válvulas têm caixas de controle, ou seja, invólucros pequenos montados em uma posição fixa no acionamento. Essas tecnologias domésticas, como sensores para feedback de posição. A caixa de controle é usada para o acoplamento mecânico dos sensores para acionar acionamentos em diferentes dimensões. Essa solução impede que os sensores sejam diretamente expostos ao ambiente e, portanto, permite o uso de sensores padrão convencionais.

Os fabricantes de unidades mais conceituados oferecem caixas padrão equipadas com sensores Pepperl+Fuchs, com ou sem visor óptico.

Características:

  • Opções de conexão individuais
  • A caixa de controle protege a instalação elétrica integrada contra contaminação e adulteração
  • A caixa de controle está em conformidade com as regulamentações de prevenção de acidentes
  • Montagem usando tecnologia de sensor pré-alinhado
  • Marcação correta de conexão de instrumentação e equipamento de controle e montagem mecânica de acordo com as especificações de VDI/VDE 3845

Possíveis tipos de sensor para instalação

Vários sensores Pepperl+Fuchs são adequados para instalação em caixas de controle. Esses sensores são:

  • Sensores cilíndricos padrão com comprimentos curtos de até 40 mm
  • Sensores indutivos com uma largura de ranhura de 3,5 mm
  • Sensores da família de produtos V3: sensores cúbicos nas dimensões padrão dos microcomutadores mecânicos

Versões Standard DC ou NAMUR com uma gama de temperatura estendida até -50 ºC ... +100 ºC pode ser usado como estágios de saída.

Sensores duplos para montagem aberta



Sensores duplos da família de produtos -F25

A família de produtos de sensor -F25 oferece soluções abertas para feedback de posição, especialmente para válvulas de esfera e abas operadas manualmente.

Esse tipo de sensor combina dois dispositivos como sensores duplos em um invólucro e reduz consideravelmente os custos de montagem e manutenção.
Os sensores da família de produtos -F25 são adequados para montagem direta no atuador da válvula.

Características:

  • O sensor duplo tem duas zonas ativas
  • O sensor está em conformidade com as normas de prevenção de acidentes: O design torna impossível inserir acidentalmente os dedos entre o atuador e o sensor
  • Montado diretamente no acionamento ou no encaixe, usando um suporte ou na caixa de controle
  • A montagem não requer configurações adicionais
  • Vários sensores podem ser empilhados se forem necessários mais de dois pontos de comutação


Família de Produtos -F31 / -F31K

As famílias de produtos -F31 e -F31K são soluções abertas para feedback de posição. O sensor e o atuador podem ser montados diretamente e são estáveis e resistentes a impactos. Os sensores para montagem aberta são adequados para montagem direta em acionamentos sem material de montagem adicional. Com dois atuadores, o usuário pode consultar a posição de todas as unidades padrão, independentemente do tamanho e da marca.

A família de produtos -F31K oferece um compartimento terminal com terminais de mola ou com terminais de parafuso para conexão do sistema e conexão da válvula. Versões de sensor com zero, uma ou duas conexões de válvula estão disponíveis. A válvula pode, portanto, ser controlada diretamente por meio da conexão do sensor, conforme necessário. Isso reduz o esforço de montagem e os custos de cabeamento.

Características:

  • Foi comprovado que o design do sensor e a distância até o atuador eliminam o risco de lesões
  • Os sensores são adequados para todos os acionamentos padrão
  • Os orifícios de montagem no invólucro do sensor permitem que o ajuste seja mantido quando o sensor for substituído
  • Unidades giratórias esquerda e direita podem ser solicitadas
  • A atribuição do atuador ao padrão de orifícios para o acionamento está livre e a posição de acionamento está altamente visível
  • Opção de conexão de cabo, conexão de plugue (V1, V16 ou V18) ou conexão de compartimento de terminal 
  • Os estados de comutação, a tensão de alimentação e o controle da válvula são claramente mostrados por meio dos LEDs


Família de Produtos -F31K2

A família de produtos -F31K2 tem um design modular e mecânico. Isso significa que os sensores desta família de produtos podem ser facilmente integrados em unidades de várias maneiras. A família de produtos -F31K2 oferece vários componentes versáteis para cada finalidade pretendida, como um atuador com uma unidade de exibição para tornar a posição da válvula visível à distância, ou uma tampa de aço inoxidável correspondente, que protege mecanicamente o sensor contra danos.

Características:

  • Solução aberta para feedback da posição da válvula nos atuadores da válvula para uso em áreas com risco de explosão
  • O sistema pode ser usado "totalmente protegido" com uma tampa protetora e "puck+beacon" ou com um ativador padrão e instalação protegida
  • O F31K2 3G/3D é particularmente adequado para condições adversas e em áreas classificadas. O sensor tem um certificado ATEX, uma resistência à temperatura de até -40 °C e uma resistência a impactos de até 7 J.

amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!

Confira a linha de sensores indutivos da Pepperl+Fuchs.