Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Condições de Instalação


As condições de instalação fornecem informações sobre a instalação ideal dos sensores na aplicação sem que sejam restringidos em sua função especificada (ou seja, sua distância de operação). Devido às condições de instalação fornecidas, deve-se sempre supor uma faixa funcional. Existe uma conexão entre a instalação e a distância de operação.


Sensores indutivos cilíndricos

Sensores com o mesmo diâmetro podem ter distâncias de operação diferentes por motivos relacionados à instalação, conforme mostrado na tabela a seguir.

Diâmetro [mm]

Distância de operação[mm] com montagem embutida

Distância de operação [mm] com montagem não embutida

Distância de operação estendida [mm]

6,5

1,5

2

-

8

1,5

2

3

12

2

4

6

18

5

8

12

30

10

15

22


Sensores indutivos de montagem não embutida

Os sensores indutivos de não montagem embutida atingem a maior distância de operação possível em relação ao seu diâmetro. Sensores indutivos usam bobinas para gerar o campo eletromagnético. Para obter a orientação necessária do campo eletromagnético, essas bobinas são normalmente enroladas em um núcleo do tipo vaso. No entanto, parte do campo eletromagnético é emitido pela lateral.  É fundamental que o elemento do sensor não esteja obstruído. Isso impede que esses sensores de longo alcance sejam atenuados pelos arredores. Esta folga não deve ser inferior aos seguintes valores mínimos.


Esquerda: sensor indutivo de montagem não embutida, instalado corretamente
Direita: sensor indutivo de montagem embutida, instalado corretamente

A = 2 x a distância de operação (sn)

B = 3 x o diâmetro do invólucro (d) do sensor

D = diâmetro do invólucro do sensor

F = distância mínima de sensores semelhantes
 

Sensores indutivos de montagem embutida

Os sensores indutivos de montagem embutida devem ser instalados em metal de modo que não fiquem protuberantes para frente (dimensão A = 0 mm). A vantagem é que esses sensores são mais protegidos mecanicamente e menos sensíveis a interferências do que os sensores de montagem não embutida. A redução necessária do campo lateral é obtida por meio de uma blindagem interna especial. Isso é feito às custas da faixa de detecção: Esses sensores atingem apenas cerca de 60% da distância de operação em comparação com versões de montagem não embutida.


Esquerda: sensor indutivo de montagem embutida, instalado corretamente
Direita: sensor indutivo de montagem não embutida, instalado corretamente

A = 2 x a distância de operação

B = 3 x o diâmetro do invólucro do sensor

D = diâmetro do invólucro do sensor

F = distância mínima de sensores semelhantes
 

Notas

Os sensores indutivos podem ter uma montagem embutida no material condutor e são relativamente indiferentes a influências elétricas ou eletromagnéticas. Quando sensores indutivos são instalados de forma embutida, eles só atingem 60% da faixa de detecção de um sensor não embutido que tenha o mesmo design de invólucro. Para compensar isso, sensores de dimensões maiores correspondentes devem ser selecionados.

Montagem semiembutida de sensores indutivos com distância de operação estendida

Os sensores indutivos com uma distância de operação muito longa não podem ser montados de forma totalmente embutida em metal. Eles são chamados de sensores com "montagem semiembutida".

  • Materiais ferromagnéticos: A= 0,2*d
  • Materiais não ferromagnéticos: A= 0,1*d
  • Materiais não condutores: A=0

Na Pepperl+Fuchs, isso se aplica aos tipos de sensor NEB e NEN.

Interferência quando a distância mínima não é atingida

As distâncias mínimas F específicas devem ser observadas para evitar a interferência de sensores semelhantes. É possível usar sensores indutivos com frequências de deslocamento se houver dificuldades para observar as distâncias mínimas em uma aplicação específica. Se forem usadas frequências de deslocamento, os sensores indutivos podem ser montados diretamente ao lado uns dos outros. Esses casos são soluções personalizadas e podem ser fornecidos pela Pepperl+Fuchs mediante solicitação.


Sensor indutivo não embutido: a distância mínima F deve ser três vezes maior que o diâmetro do invólucro

Sensor indutivo de montagem não embutida: a distância mínima F deve ser duas vezes maior que o diâmetro do invólucro

Sensores indutivos cúbicos

Da mesma forma, os sensores cúbicos têm condições de instalação específicas para montagem embutida, não embutida ou semiembutida. Assim como nos sensores cilíndricos, devem-se observar as distâncias mínimas entre os sensores individuais. As regras são específicas para a série de produtos e estão disponíveis como informações de instalação para o sensor selecionado.


e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

Confira a linha de sensores indutivos da Pepperl+Fuchs.