Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Interfaces de comunicação


Para conectar sensores indutivos, os padrões IO-Link ou AS-Interface são geralmente usados como interfaces de comunicação digital. Vários outros sistemas de barramento (por exemplo, PROFIBUS, DeviceNet, MODBUS) estão disponíveis no campo da tecnologia de sensor industrial.


IO-Link

O IO-Link é um sistema de comunicação ponto a ponto. Os sensores com IO-Link (podem ser sensores fotoelétricos, sensores indutivos, sensores ultrassônicos etc.) são retrocompatíveis com sensores binários que têm uma saída de comutação. Se um mestre de IO-Link não estiver conectado ao sensor, o sensor opera no modo de operação SIO (SIO = entrada e saída padrão) com uma saída de comutação convencional. A integração de um sensor IO-Link em sistemas existentes é possível sem restrições. Se o sensor detectar um mestre IO-Link conectado quando for ligado, ele funcionará no modo de comunicação IO-Link. No modo de comunicação, o usuário pode desfrutar da gama completa de funções desta tecnologia de interface:

  • Parametrização das funções do sensor
  • Leitura de dados fora do processo
  • Transferência de dados de diagnóstico

O IO-Link também oferece as seguintes vantagens:

  • Redução no número de versões - Um sensor IO-Link substitui vários sensores por diferentes estágios de saída
  • Redução do tempo de inatividade das máquinas devido a um diagnóstico diferenciado
  • Disponibilidade de informações de diagnóstico durante a operação contínua, possibilitando manutenção preventiva
  • Redução nos custos de planejamento e instalação de projetos devido à interface padronizada
  • Cabo simples de três núcleos para conectar todos os sensores
  • Uso combinado de diferentes tipos de sensores: o mestre de IO-Link permite a conexão de diferentes tipos de sensores, até mesmo a conexão de sensores binários simples

Observação sobre a instalação

Sempre instale sensores com um cabo de três núcleos no mestre do IO-Link.

Histórico

Sensores nos pinos de conexão 3 ou 5 geralmente fornecem funções adicionais. Quando um sensor com um cabo de quatro ou cinco núcleos é conectado a um mestre com uma porta Classe B, isso pode resultar no seguinte efeito: A alimentação adicional isolada galvanicamente da porta Classe B (pinos 3 e 5) é acoplada aos cabos de IO-Link padrão através dessas linhas adicionais. Isso pode afetar o funcionamento do sensor. No pior dos casos, isso pode danificar o sensor.


Sistemas de barramento de campo em Automação de fábrica

Sensores com interfaces de barramento adequadas podem usar um caminho de transmissão conjunto para comunicação entre vários nós na rede de uma instalação de produção. O tipo de sistema de barramento usado é determinado em grande parte por qual controlador lógico programável é usado.

Os sistemas de barramento típicos são:

Interface AS

A interface do sensor do atuador (Interface AS) substitui a tecnologia de fiação de campo convencional no nível do atuador do sensor. A AS-Interface estabeleceu-se fortemente como um padrão global para transmissão econômica de sinal em uma única linha para energia e sinais. Trata-se de um sistema aberto e compatível com todos os sistemas de barramento de campo comuns.

PROFIBUS

PROFIBUS é um padrão para comunicação de barramento e é usado em engenharia de automação e fabricação. O PROFIBUS está disponível em várias versões, sendo o PROFIBUS DP a versão usada para engenharia de manufatura.  Isso oferece o benefício particular de fornecer comunicação rápida entre painéis de controle e sensores/atuadores em máquinas e instalações. O PROFIBUS é padronizado de acordo com a norma IEC 61158

DeviceNET/ControlNet

DeviceNET é um padrão de barramento de campo aberto baseado no protocolo CAN. ControlNET é um protocolo de rede desenvolvido para aplicações de automação industrial. As vantagens estão no cabeamento redundante e no fato de que a comunicação pode contar com terminais claros e ser altamente determinista. Ambos os barramentos de campo usam o protocolo industrial comum (CIP) como uma camada de aplicação comum e, portanto, podem ser facilmente usados com Ethernet/IP.

CC-Link

CC-Links são redes industriais abertas usadas para controle e transmissão de informações. Essa solução de barramento de campo tem uma alta velocidade de transferência e comunicação determinística. O CC-Link pode ser usado para controle de máquinas e de processos, equipamentos de fábrica e automação de edifícios.

MODBUS

MODBUS é um protocolo aberto de solicitante-atendente ou cliente-servidor. O MODBUS pode ser usado com interfaces seriais ou com Ethernet. Vários modos de operação estão disponíveis para transferência de dados: TCP, RTU e ASCII. O MODBUS é usado frequentemente na automação de fábrica.

CANopen

O CANopen é um protocolo baseado no CAN que transfere dados de maneira particularmente rápida. O CANopen é usado em tecnologia de automação, tecnologia de acionamento e para dispositivos de rede complexos. O CANopen é padronizado na norma europeia EN 50325-4.

INTERBUS

INTERBUS é um sistema de barramento de campo universal. Ele é usado em várias áreas de aplicação diferentes, como no nível do sensor/atuador e na automação de processos. O INTERBUS é particularmente popular na indústria automotiva.

Sercos

Sercos é um barramento de automação que funciona como uma interface digital aberta padronizada para comunicação em tempo real e de alta velocidade. O Sercos pode ser usado para comunicação entre painéis de controle industriais, periféricos e nós de rede Ethernet padrão. 


e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

Confira a linha de sensores indutivos da Pepperl+Fuchs.