Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Conexão do sensor


Fisicamente, os circuitos básicos de um sensor podem ser construídos fundamentalmente com 2, 3 ou 4 fios. Há algumas informações básicas a serem consideradas ao conectar esses sensores.


Informações básicas: Interligar vários sensores por tipo de saída

Os sensores indutivos podem ser conectados em paralelo a outros comutadores mecânicos ou eletrônicos. O seguinte deve ser observado.

Conexão paralela de vários sensores

Sensor de 3 fios

Em princípio, sensores indutivos em tecnologia de três fios podem ser conectados em paralelo a comutadores mecânicos ou outras saídas do sensor. Uma exceção são os sensores com saída Push-Pull. Esse tipo de sensor não pode ser conectado em paralelo, seja a sensores ou a comutadores mecânicos.



Sensor de 2 fios

Se vários sensores de 2 fios estiverem conectados em paralelo, a soma de todas as correntes residuais flui através da carga e pode impedir que a carga seja desligada. Isso limita o número máximo de sensores indutivos conectados em paralelo na tecnologia de 2 fios.

Quando os sensores de 2 fios são conectados em paralelo aos comutadores mecânicos, a carga pode ser desativada por um curto período. 


Conexão em série de vários sensores

Sensor de 3 fios

Devido ao atraso de prontidão dos sensores individuais, o tempo de reação aumentará quando os sensores de 3 fios forem conectados em série. Além disso, a tensão de alimentação dos sensores a jusante é sempre mais baixa devido à queda de tensão nos estágios de saída do sensor quando os sensores de 3 fios são conectados em série. A conexão em série de um único sensor de 3 fios a um ou mais contatos mecânicos não é crítica.


Sensor de 2 fios

A conexão em série de sensores de 2 fios é geralmente crítica. Cada sensor requer uma tensão de alimentação específica e uma corrente de alimentação para operação sem falhas. Isso nem sempre é garantido quando vários sensores de 2 fios são conectados em série e podem levar a um comportamento imprevisível.

A conexão em série de um único sensor de 2 fios a um ou mais contatos mecânicos não é crítica. No entanto, o atraso de prontidão do sensor deve ser levado em consideração.

Nota: Geralmente, recomendamos que os sensores indutivos não sejam conectados em série. A interligação de vários sensores por meio de módulos lógicos é preferível em termos de comportamento previsível e função confiável.

Informações adicionais


e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

Confira a linha de sensores indutivos da Pepperl+Fuchs.