Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Produção de Hidrogênio

Na Terra, o hidrogênio só ocorre em combinação com outros elementos. Um dos compostos mais conhecidos e mais comuns é o composto com oxigênio na forma de água. Para produzir hidrogênio verde, a água é dividida em moléculas de hidrogênio e oxigênio em um processo de eletrólise usando eletricidade a partir de energias renováveis. Isso é feito, por exemplo, com membranas trocadoras de prótons (PEMs). Estes estão localizados nas chamadas células PEM, que consistem em diferentes camadas: cátodo e ânodo circundam a membrana e são fornecidos com camadas de catalisador. Juntas, essas camadas formam o conjunto de eletrodos de membrana (MEA). Juntamente com uma camada de difusão de gás em ambos os lados e duas placas bipolares (BPP), formam uma célula de eletrólise PEM. Para alcançar os maiores rendimentos possíveis na produção industrial de hidrogênio, várias dessas células são empilhadas aqui.


Uma célula de eletrólise PEM consiste em várias camadas.

Produção automatizada de células PEM e pilhas PEM

A montagem das camadas individuais de uma pilha PEM tem sido feita manualmente até agora e é demorada. Para poder produzir grandes quantidades de forma eficiente e econômica, é necessário aumentar a automação da produção de pilhas. Por exemplo, braços robóticos podem empilhar as camadas de uma célula de eletrólise PEM e colocar alternadamente MEA e BPP em cima uns dos outros. Para garantir que nenhum erro ocorra aqui, vários produtos da Pepperl+Fuchs são adequados para dar suporte à produção automatizada.



A tecnologia inovadora de sensores suporta a produção automatizada de pilha PEM.

Comunicação via IO-Link


Os sensores inovadores da Pepperl+Fuchs para produção automatizada de pilhas PEM apresentam interfaces IO-Link padronizadas. Isso permite que os usuários não apenas façam e alterem configurações, mas também consultem dados de status. Os IO-Link masters associados transmitem esses dados para sistemas de nível superior via OPC UA para que possam ser usados, por exemplo, para análises e simulações. Os sensores utilizados atendem, portanto, a todos os requisitos da produção moderna no sentido da Indústria 4.0.


amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
Soluções de sistema IO-Link da Pepperl+Fuchs

Uma interface aberta internacionalmente padronizada e de vários fornecedores, o IO-Link é parte integrante das soluções Sensorik4.0® da Pepperl+Fuchs. Saiba mais sobre a tecnologia de comunicação inteligente...