Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Posto de abastecimento de hidrogênio

Entrega e armazenamento

Em comparação com um posto de abastecimento convencional de diesel e gasolina, não há muitas mudanças para o caminhão-tanque de um posto de abastecimento de hidrogênio: você dirige até a bomba, conecta o bocal ao veículo e inicia o processo de reabastecimento. Mas, em segundo plano, alguns processos são executados de forma diferente em um posto de abastecimento de hidrogênio. O processo começa com a entrega da transportadora de energia alternativa. Tradicionalmente, também é transportado para o posto de abastecimento por caminhão, mas armazenado em um tanque de armazenamento de baixa pressão. Devido à atmosfera explosiva durante a entrega, o robusto Tab-Ex® 02 DZ1 da ecom da Pepperl+Fuchs é adequado para o monitoramento seguro do processo. Uma caixa de terminal feita de poliéster reforçado com fibra de vidro no tipo de proteção de "maior segurança"(Ex e) garante um fornecimento de sinal seguro no tanque de armazenamento de baixa pressão.


Compressor de alta pressão

O maior desafio técnico em um posto de abastecimento de hidrogênio é o processo de dispensação. No tanque de armazenamento de baixa pressão, o hidrogênio tem uma pressão de 20 a 200 bar. No entanto, para dispensação, ela deve ser aumentada várias vezes, dependendo do veículo. Isto acontece no compressor de alta pressão. Vários componentes da Pepperl+Fuchs são adequados para monitorar o processo de compressão. O Comtrol IO-Link mestre ICE2 e um switch Ethernet não gerenciado, por exemplo, fornecem a infraestrutura necessária para isso. Em caso de colisão entre um veículo e o compressor de alta pressão, os sensores de vibração medem quaisquer vibrações que possam estar presentes, enquanto os sensores indutivos NAMUR executam o controle da posição final. Para o controle do compressor, uma caixa de controle da série SR é a solução ideal.


Bomba de gás

Depois de ser comprimido até a pressão necessária, o hidrogênio pode ser dispensado no dispensador. Para fornecer ao petroleiro uma exibição e controle convenientes do processo de reabastecimento, um painel HMI da série VisuNet FLX da Pepperl+Fuchs é a solução ideal. O monitor é adequado para uso externo protegido e, devido ao visor com ligação óptica, o conteúdo da tela é fácil de ver, mesmo em condições de iluminação muito brilhantes.


Para garantir que o reabastecimento ocorra com segurança e que não haja vazamento de hidrogênio, os sensores de campo magnético monitoram se o bico está colocado com firmeza no tanque do veículo. O sensor de inclinação F99 também detecta possíveis vibrações, como as causadas por impactos, e pode desencadear o desligamento do processo de reabastecimento no caso de emergência. 
 

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.