Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Transporte de Hidrogênio

Transportar hidrogênio é tecnicamente desafiador. Não somente pelo fato do hidrogênio ser potencialmente explosivo em contato com o oxigênio, mas também pelo fato de precisar ser comprimido para o transporte. O equipamento de regulação e medição da pressão do gás (GDRMA) regula e mede a pressão do hidrogênio para transporte posterior, garantindo assim que nem pressão negativa nem positiva ocorra.


Transporte Terrestre

Devido ao risco de explosão, uma variedade de produtos da Pepperl+Fuchs desenvolvidos para áreas classificadas são ideais para esses sistemas. Por exemplo, o sistema de purga e pressurização da Série 6000 pode proteger confiavelmente os equipamentos de análise de hidrogênio de atmosferas explosivas. Vários módulos de interface da nossa linha são a solução perfeita para uma transmissão de sinal segura contra sobretensão no gabinete de controle do GDRMA. Uma caixa de terminal da Série SR garante uma distribuição intrinsecamente segura de sinais. Afim de evitar uma sobretensão diretamente no dispositivo de campo, nossos módulos de proteção contra surto também são usados. Além disso, os sensores indutivos oferecem um feedback da posição das válvulas para controle da pressão do gás e equipamentos de medição. 

Transporte Marítimo

Se o hidrogênio for transportado em um tanque de gás, a proteção contra explosão deve ser totalmente assegurada. A nossa linha de soluções para áreas classificadas oferece produtos adequados para o transporte marítimo de hidrogênio. Por exemplo, o sistema remoto I/O FB, instalado em um invólucro da Série SR, é ideal para a conexão de sinais de campo no navio. Para um controle confiável do guindaste do tanque de gás, uma solução Ex de está disponível, combinando um invólucro no "invólucro à prova de chamas" (Ex d) com as vantagens do tipo de proteção "segurança aumentada" (Ex e). Isso significa que os componentes não ideais para áreas classificadas também podem ser usados com segurança no tanque de gás para controle do guindaste, enquanto elementos de operação são facilmente acessados no invólucro Ex e.

Transporte sob a forma de amônia

Devido à sua baixa densidade de energia, o transporte marítimo não é a solução ideal para o hidrogênio puro. É, portanto, geralmente transportado sob a forma de um derivado, ou seja, em combinação com outra substância. A amônia é um derivado adequado aqui por várias razões: em primeiro lugar, a densidade energética da amônia é muito maior que a do hidrogênio e, em segundo lugar, vários milhões de toneladas já são transportados por navio a cada ano. Após o transporte, a amônia é dividida em água e nitrogênio em um processo de dissociação.


Uma vez que a amônia é uma substância explosiva, são necessárias medidas adequadas para proteger as pessoas e o meio ambiente. A Pepperl+Fuchs contribui para a proteção contra explosão não só no tanque de gás, mas também em terminais de amônia com vários produtos e soluções. Os módulos do comprovado sistema K-System com trilho de alimentação suportam o descarregamento seguro do navio de transporte. Na fazenda de tanques, o comutador de campo de trilho Ethernet-APL garante uma transmissão de dados rápida e ao mesmo tempo segura. Durante a dissociação, ou seja, a divisão da amônia em água e nitrogênio, os módulos do H-System contribuem para a operação segura das instalações de dissociação.

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.