Camada Física Avançada Ethernet

A maneira mais rápida e eficiente de comunicar continuamente uma ampla quantidade de dados de áreas classificadas para a nuvem…

Ethernet-APL—para Aplicações IIoT na Indústria de Processos

A Indústria 4.0 e a Internet Industrial das Coisas são padrões do setor de fabricação. Na indústria de processos, por outro lado, não havia anteriormente um padrão de rede capaz de transferir rapidamente grandes quantidades de dados do nível de campo para o nível de informações dentro da arquitetura da Indústria 4.0.

Com a nova camada física avançada de Ethernet, ou Ethernet-APL, a Pepperl+Fuchs e outras empresas relacionadas estão agora definindo um marco importante. O Ethernet-APL inclui cabos longos, proteção contra explosão e interoperabilidade, permitindo uma comunicação contínua e transparente em todos os níveis de hierarquia. Saiba mais sobre a tecnologia inovadora e pioneira que está abrindo caminho para aplicações exigentes em IoT no setor de processos.

Destaques

Alcance de detecção de até 1.000 m: spur de até 200 m, tronco de até 1.000 m
Alimentação de até 50 equipamentos de campo com até 60 W
Altas taxas de transferência: 10 Mbit/s, full-duplex
Faça o download de aproximadamente 100 parâmetros de configuração em apenas alguns segundos por dispositivo de campo
Proteção de segurança intrínseca totalmente simples de adaptar
Transmissão simultânea de dados e energia ao longo dos mesmos cabos de dois fios

Benefícios

Comunicação Eficiente em Todos os Níveis

Comunicação Eficiente em Todos os Níveis

O Ethernet-APL permite a conexão direta de dispositivos de campo com sistemas de nível superior, permitindo uma infraestrutura de comunicação uniforme em todos os níveis de gerenciamento de processos. Em 10 Mbit/s, uma grande quantidade de dados é transmitida por longos ranges pelo menos 300 vezes mais rápido do que com as tecnologias convencionais, como HART ou fieldbus.
Maior Disponibilidade da Planta

Maior Disponibilidade da Planta

Além dos valores dos processos, os dispositivos de campo modernos fornecem dados adicionais valiosos. Com o Ethernet-APL, os operadores podem aproveitar ao máximo os dispositivos em tempo real, monitorar centralmente o status de seus componentes e identificar requisitos de manutenção de maneira preventiva. Isso evita tempo de inatividade não planejado e aumenta a disponibilidade da instalação.
Modernização Simples e com Excelente Relação Custo-Benefício

Modernização Simples e com Excelente Relação Custo-Benefício

A Ethernet-APL suporta a tecnologia de tronco e spur estabelecida no setor de processos e é aplicável a qualquer protocolo Ethernet industrial, como Ethernet/IP, HART-IP e PROFINET. Simplificando a integração para engenheiros, projetistas e operadores, pois as instalações e infraestruturas existentes ainda podem ser usadas e os investimentos são poupados.
Uso flexível em todo o mundo

Uso flexível em todo o mundo

Com base nos padrões IEEE e IEC estabelecidos, a nova camada física avançada de Ethernet possibilita uma comunicação que pode ser certificada em todas as regiões do mundo. Além disso, o teste e a certificação de produtos garantem a interoperabilidade, de modo que até mesmo os dispositivos de diferentes fabricantes trabalhem perfeitamente em conjunto.

principais associações: Fieldcomm Group, OPC Foundation, ODVA, PROFIBUS e PROFINET International

Trabalhando Juntos para Criar um Novo Padrão

Para o setor de processos, de uma maneira global, o esforço para padronizar a camada física de um sistema de comunicação é um projeto exclusivo. Com apoio das principais associações, Fieldcomm Group, OPC Foundation, ODVA, PROFIBUS e PROFINET International, bem como dos principais players do setor, surgiu a maior colaboração até o momento no campo da automação de processos. Juntamente com as empresas ABB, Endress+Hauser, Krohne, Phoenix Contact, Rockwell Automation, SAMSON, Siemens, Stahl, Vega e Yokogawa, a Pepperl+Fuchs está trabalhando no desenvolvimento da nova "camada física avançada" para Ethernet.

A Ethernet-APL reúne toda a experiência e as necessidades dos profissionais de processos: longas passagens de cabos, linhas de dois fios, interoperabilidade e uso em áreas classificadas até Zona 0/Classe 1, Div. 1. Como especialista em proteção contra explosões, a Pepperl+Fuchs está conduzindo ativamente o desenvolvimento do projeto Ethernet-APL. Em 2015, um demonstrador mostrou uma versão em miniatura da arquitetura de uma planta de processos com Ethernet-APL.

Vídeos do YouTube

A Camada Física Avançada Ethernet ou Ethernet-APL, abrange cabos longos, proteção contra explosão e interoperabilidade, permitindo uma comunicação contínua e transparente em todos os níveis de hierarquia. Confira o que essa tecnologia altamente inovadora é capaz... 

Nesse vídeo, Michael Kessler, Vice-presidente Executivo de Componentes e Tecnologia da Divisão de Automação de Processos da Pepperl+Fuchs, demonstra a arquitetura de comunicação típica de uma planta de processos com transmissão de sinal via Ethernet…

A Camada Física Avançada Ethernet se adapta a qualquer planta de processo, pois sua arquitetura de instalação oferece flexibilidade e proteção contra explosão para todos os tipos de áreas classificadas. O vídeo ilustra topologias típicas para a automação de processos...

Fique por dentro do conteúdo abordado no nosso Online Summit

No painel de discussão, Gerd Niedermayer da BASF conversou com os especialistas da Pepperl+Fuchs sobre os desafios e as vantagens do futuro da comunicação via Ethernet-APL na automação de processos e a primeira instalação de teste feita na BASF…

Para proporcionar ao setor de processos a camada física avançada do Ethernet, quatro atributos devem ser padronizados: comunicação, alimentação, instalação e proteção contra explosão. Andreas Hennecke, Gerente de Marketing de Produtos da Pepperl+Fuchs, ilustra esses atributos em detalhes…

No discurso de abertura, Michael Kessler Vice-presidente Executivo de Componentes e Tecnologia da Pepperl+Fuchs, aborda os fatores que levaram à maior colaboração na história no setor de processos…

Topologias

Layout de Uma Planta Compacta

Ethernet APL | Layout de Uma Planta Compacta

O Ethernet-APL suporta qualquer topologia de instalação relevante. Essa topologia mostra a infraestrutura para instalações compactas ou internas, como visto em indústrias químicas ou farmacêuticas. Aqui, os switches de campo Ethernet-APL estão normalmente localizados em caixas de junção ou gabinetes de controle em áreas não classificadas ou áreas classificadasna Zona 2, Divisão 2. O comprimento máximo do cabo é de 200 m até o instrumento. A proteção contra explosão de qualquer área classificada inclui segurança intrínseca selecionável para a conexão do instrumento.

Layout da Planta de Longo Alcance

Layout da Planta Ethernet APL de Longo Alcance

Essa topologia apresenta um exemplo de instalação de longo alcance, como visto no setor de petróleo e gás. Permite comprimentos de cabo de até 1.000 m entre os switches​no segmento de tronco. Aqui, os switches​de campo do Ethernet-APL são projetados para operarem em áreas classificadas, tipicamente em Zona 1 e 2 ou Divisão 2. Normalmente, eles são energizados pela fonte do Ethernet-APL e distribuem sinais de comunicação e energia para os equipamentos de campo por spurs. Essa instalação do Ethernet-APL também atende a todos os requisitos de proteção contra explosão com segurança aumentada ou segurança intrínseca. Essa topologia fornece um caminho de migração claro para os usuários de fieldbus em projetos industriais.

Visão Geral

APL Project Overview

Entre em Contato

Você tem alguma dúvida sobre a camada física avançada (Ethernet-APL) ou deseja receber mais informações? Nossos especialistas de produtos estão prontos para ajudar você! Preencha o formulário e envie sua mensagem.