
O Gerenciador de Diagnóstico é o software e a interface para a camada física do fieldbus. Ele se comunica simultaneamente com todos os módulos de diagnóstico. O sistema compreende as condições de cada segmento individualmente e fornece um retorno em formato de texto. Relatórios e históricos de dados podem ser exportados para análises detalhadas.
O Diagnóstico Avançado cria notificações como: 'manutenção necessária' ou 'fora de especificação'. Eles nunca geram alarmes, já que a camada física fieldbus é muito estável.
Confira abaixo as características e os destaques principais.
Comissionamento (C), Monitoramento (M) ou Repraro de Erros (T):
O DMA monitora os seguintes parâmetros:
Com o Gerenciador de Diagnóstico, o nível, ruído e jitter de sinal podem ser facilmente identificados.
Nível de Sinal
O nível de sinal é a tensão do sinal de comunicação que um dispositivo transmite no cabo do fieldbus. Ele é gerado através de uma mudança na corrente gerada pelo dispositivo. Esta mudança é então "traduzida" dentro da mudança de tensão detectável por todos os componentes fieldbus através de terminadores localizados em cada extremidade do tronco do fieldbus.
Ruído
O ruído é uma alteração indesejada que é induzida no cabo do fieldbus por recursos externos. Exemplo: EMI
Jitter
O jitter é o desvio do ponto zero da passagem do sinal transmitido durante a duração do bit nominal, medido em relação ao ponto zero. Esta é uma medida extremamente sensitiva.
Qualquer hardware conectado ao segmento fieldbus influencia os atributos elétricos do segmento. Cada mudança no hardware conectado provoca uma mudança nos parâmetros elétricos, que por sua vez modificam a forma do sinal e normalmente aumentam o jitter.
Na realidade, um sistema é capaz de funcionar com um nível maior de jitter, mas com redução da imunidade contra EMI, como um ruído. A quantidade de jitter depende apenas da qualidade dos componentes conectados.
Obtenha o Pacote de Integração do DMA gratuitamente para seu sistema SDCS!
Download do Pacote de Integração da ABB 800xA