Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Configuração do Diagnóstico Avançado

Integração do DCS simplificada

O Diagnóstico Avançado oferece opções para integração de sistema de nível mais alto por meio de:

  • Nó FF-H1
  • Ethernet com interface OPC
  • Contato sem tensão

Integração de nó FF-H1

Esse recurso permite que até 16 módulos de diagnóstico avançado sejam integrados como um nó H1 do FOUNDATION fieldbus. Todos os dados e a funcionalidade do gerenciador de diagnóstico podem ser acessados por meio do nó FF-H1, como:

  • Assistente de comissionamento
  • Tela de diagnóstico
  • Sistema especializado para localização de falhas e solução de problemas
  • Gerenciador de histórico com exportação de planilha
  • Gerenciador de relatórios
  • Osciloscópio

As atualizações das definições do protocolo H1 do FOUNDATION fieldbus e da normativa EDDL tornaram possível essa adição ao Diagnóstico Avançado.


Interface Ethernet

Diagnóstico avançado com interface Ethernet
Diagnóstico avançado com interface Ethernet

Nosso conceito original para integração de dados perfeita e conveniente acontece por meio de interfaces Ethernet e OPC. A integração total com o Gerenciamento de ativos da fábrica (PAM) está disponível com a maioria dos SDCs. Isso permite uma visualização de cada segmento como parte da infraestrutura da fábrica, em vez de um instrumento de monitoramento e seu canal.

As informações se apresentam como "por segmento" e dispositivo. Os segmentos de barramento de campo e a instalação são etiquetados e facilmente identificados com suas etiquetas como ativos gerenciáveis.  Os assistentes de configuração leem os dados de configuração do DCS e do PAM e adicionam informações de segmento e dispositivo à respectiva visualização de infraestrutura do PAM. O segmento de barramento de campo se torna o ativo gerenciável.

A instalação é simples e de autoconfiguração , reduzindo o trabalho de engenharia. A `Passarela de Diagnóstico Avançado FieldConnex® coleta informações dos ADMs e as converte em Ethernet. O Diagnostic Manager identifica todos os ADMs automaticamente e se configura. Os utilitários ajudam a fazer isso por meio de:

  • Leitura de dados e etiquetas do sistema DCS
  • Configuração de ADMs com base nos dados do sistema DCS
  • Gravação de informações relacionadas ao segmento no sistema DCS
  • Integração da interface visual ao ambiente DCS

As atividades são suportadas por meio de assistentes que guiam o processo com instruções passo a passo.


DTM ou EDDL selecionável

O Diagnóstico Avançado FieldConnex® suporta ambas as tecnologias. Os aprimoramentos na tecnologia EDDL permitiram a implementação da arquitetura sofisticada dos ADMs via EDDL. Isso nos permite oferecer integração em praticamente qualquer sistema DCS. Seu representante da Pepperl+Fuchs pode dizer qual é o melhor método para sua aplicação.


Conceitos básicos - contato sem tensão

As informações mínimas que o ADM fornece são um contato sem tensão. O ADM opera o contato localizado no Hub de energia FieldConnex. Este formulário deve ser escolhido em conjunto com o Módulo de diagnóstico avançado com saída de relé (HD2-DM-A.RO).


A camada física da integração do sistema de Diagnóstico Avançado


A passarela coleta informações dos contatos de alarme de resumo e do barramento de diagnóstico de até 62 ADMs