Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Operação do sistema IO-Link

Comissionamento de dispositivos IO-Link dentro do sistema de automação

A configuração do sistema IO-Link consiste em várias etapas. Primeiro, o mestre IO-Link é integrado ao sistema de automação e configurado com a descrição do dispositivo correspondente para o respectivo sistema de barramento de campo. O arquivo de descrição do dispositivo contém informações sobre o intervalo de endereços, o número de portas e as características do próprio módulo.
A segunda etapa abrange a parametrização de dispositivos IO-Link com uma ferramenta de configuração IO-Link. Essa ferramenta lê o IODD fornecido pelo fabricante e atribui as portas correspondentes, seus endereços e, por fim, os parâmetros.


Parametrização durante a operação

Quando diferentes produtos personalizados são fabricados em uma linha de produção, geralmente são necessárias alterações de receita e modernização de máquinas. Por exemplo, em fábricas de envase, onde diferentes materiais e/ou embalagens são usadas, ou em engenharia de máquinas e fábricas, onde diferentes versões são produzidas. Isso geralmente resulta em tempo de inatividade da fábrica, o que pode ser caro. O IO-Link permite que sensores e atuadores sejam configurados através da transferência simultânea de dados de processo e parâmetro diretamente do sistema de controle e durante a operação. Isso permite a produção contínua no tamanho do lote 1, pois não há tempos de configuração.


Produção no lote 1: Parametrização durante a operação

Com a transferência simultânea de dados de processo e parâmetro, o IO-Link permite a redefinição da parametrização de sensores e atuadores durante a operação.

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
Soluções de sistema IO-Link da Pepperl+Fuchs

Uma interface aberta internacionalmente padronizada e de vários fornecedores, o IO-Link é parte integrante das soluções Sensorik4.0® da Pepperl+Fuchs. Saiba mais sobre a tecnologia de comunicação inteligente...