Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Manutenção e diagnóstico

A localização facilita a manutenção

Caso um sensor Pepperl+Fuchs precise ser reparado ou substituído, a função de localização possibilita identificar um único sensor dentro de uma fábrica. Um parâmetro IO-Link específico é usado para lidar com o sensor que o sistema de controle precisa localizar e um visor piscando identifica o dispositivo.


O Contador de horas de operação é a base para a manutenção preventiva

Um contador de horas de operação fornece informações sobre o tempo de operação real de um sensor. Além de solicitar as horas de operação por meio de um programa do usuário, também é possível definir valores limites que o sensor não deve exceder. Quando um determinado número de horas de operação é atingido e um sensor precisa ser substituído, os técnicos de serviço são notificados.


O indicador de temperatura impede mudanças inesperadas na temperatura

Quando a temperatura de um dispositivo ultrapassa ou cai abaixo do ideal de operação, esse status pode ser visto por meio do indicador de temperatura integrado. Isso permite a rápida localização de erros, tornando possível a ação apropriada para evitar tempo de inatividade e a demorada solução de problemas.


O status do dispositivo permite o monitoramento de condições

O status do dispositivo indica se um dispositivo IO-Link está funcionando corretamente. No caso de uma mensagem de erro, os usuários têm a possibilidade de visualizar o status detalhado do dispositivo para que a ação apropriada possa ser tomada. Isso inclui uma visão geral das informações gerais e específicas do fabricante sobre o evento.


O alarme de estabilidade permite a manutenção com base em demanda

Se influências externas atrapalharem um sensor e o objeto estiver dentro da faixa de detecção, a posição do sensor deverá ser corrigida rapidamente. O alarme de estabilidade ajuda a detectar esse desvio diretamente no sensor. O sensor afetado envia informações do status ao alarme de estabilidade por meio dos dados do processo, indicando confiabilidade reduzida e uma possível falha. Dessa forma, a ordem de manutenção pode ser executada rapidamente sem causar tempo de inatividade na fábrica ou na linha de montagem.


O armazenamento de dados simplifica a substituição do sensor durante a operação

Todos os dispositivos e mestres IO-Link versão 1.1 são compatíveis com a chamada função de armazenamento de dados. Também conhecida como função do servidor de parâmetros, ela é ativada após o comissionamento bem-sucedido. Durante esse processo, as configurações do dispositivo são carregadas automaticamente no armazenamento da porta mestre (servidor de parâmetros). Cada vez que o sistema é reiniciado, ele verifica se os parâmetros no dispositivo correspondem aos do servidor de parâmetros. Se uma diferença for detectada, os parâmetros armazenados no mestre serão carregados no dispositivo, dependendo da configuração da porta. Se as configurações do dispositivo forem alteradas durante a operação, elas serão automaticamente transferidas para o servidor de parâmetros do mestre. Isso garante que as definições e as configurações do dispositivo estejam atualizadas.

Assim que um dispositivo idêntico é conectado por causa de uma manutenção ou falha do dispositivo, o mestre carrega os parâmetros armazenados no sensor. Isso permite a troca rápida e precisa de dispositivos durante a operação sem exigir conhecimento ou ferramentas anteriores. Em caso de substituição, isso garante que o dispositivo correto com as configurações correspondentes esteja no lugar certo.


e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
Soluções de sistema IO-Link da Pepperl+Fuchs

Uma interface aberta internacionalmente padronizada e de vários fornecedores, o IO-Link é parte integrante das soluções Sensorik4.0® da Pepperl+Fuchs. Saiba mais sobre a tecnologia de comunicação inteligente...