Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Bases tecnológicas

A comunicação por IO-Link ocorre em um cabo padrão sem blindagem de três ou quatro fios que pode estabelecer uma conexão de até 20 metros de comprimento entre o dispositivo de IO-Link e o mestre IO-Link. O mestre IO-Link está localizado no gabinete de controle ou diretamente no campo. A partir daí, ele estabelece a conexão ou a comunicação entre os dispositivos IO-Link e o sistema de automação. Um mestre pode apresentar vários canais de IO-Link, conhecidos como portas, cada um pode ser usado para conectar um dispositivo de IO-Link de cada vez. Os dispositivos podem incluir um sensor, um atuador ou um dispositivo de leitura/gravação de RFID. Isso significa que o IO-Link não é um sistema de barramento, mas uma conexão ponto a ponto. No chamado modo SIO, abreviação de entrada e saída padrão, o sensor transfere seu estado de detecção como um sinal de 0 V e 24 V. Depois que a comunicação IO-Link é ativada nessa porta principal, o mestre entra em contato com o dispositivo e estabelece a comunicação IO-Link. O mestre e o dispositivo se comunicam bidirecionalmente por meio da linha de sinal C/Q usando uma sequência codificada de estados de sinal (comutação codificada).


Configurações da porta mestre do link de E/S (comunicação cíclica)

Um mestre de IO-Link geralmente está disponível com várias portas. A configuração de porta é usada para determinar as configurações de cada porta individualmente. Isso geralmente é realizado com uma ferramenta de configuração de porta para um tipo específico de mestre ou com uma ferramenta de engenharia para um sistema de controle específico. Estão disponíveis configurações para as seguintes funções:

  • Modo de porta (IO-Link, entrada digital, saída digital, desativada)
  • Tempo de ciclo ("Execução livre" – o mais rápido possível, tempo de ciclo fixo)
  • Dispositivo esperado (fabricante e ID do dispositivo)
  • Validação (sem validação, verificação do dispositivo conectado com o dispositivo esperado)
  • Armazenamento de dados (desativado, "somente restauração", backup e restauração)

Durante a operação, os dados sobre o status atual de cada porta podem ser recuperados. Além do status de comunicação atual e dos IDs dos dispositivos conectados, isso também inclui informações sobre a validade dos dados do processo transferidos e todos os eventos de diagnóstico.


e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
Soluções de sistema IO-Link da Pepperl+Fuchs

Uma interface aberta internacionalmente padronizada e de vários fornecedores, o IO-Link é parte integrante das soluções Sensorik4.0® da Pepperl+Fuchs. Saiba mais sobre a tecnologia de comunicação inteligente...